Defensoria Pública de SP presta orientação jurídica em evento comemorativo aos 55 anos do Metrô
Realizada no Metrô Sé, celebração contou com atrações culturais e participação de diversos serviços e instituições
Defensoria Pública prestou atendimento e orientações jurídicas em áreas como família, cível e criminal | Foto: Fábio Freitas/DPE-SP
A Defensoria Pública de SP esteve na última segunda-feira (24) na estação Sé do Metrô, no centro da capital paulista, para prestar atendimento jurídico à população em um evento de comemoração os 55 anos do Metrô de São Paulo.
Além da Defensoria, participaram do evento diversas instituições, como Ministério Público, Ministério da Saúde, CIEE e Sebrae, com serviços nas áreas de saúde, social e de empregabilidade. A iniciativa contou também com atrações culturais, como uma exposição retratando os pontos turísticos de São Paulo e apresentação musical de um grupo composto por funcionários do Metrô.
“É de fundamental importância a participação da Defensoria nesse tipo de evento, especialmente em razão da grande circulação de pessoas aqui no metrô. É muito bom estar presente nesses locais, para chegar mais perto da população que precisa do nosso atendimento’’, afirmou o defensor público Luiz Rascovski, que atuou no local.
Ele explicou que foram recebidas demandas por orientação jurídica e ajuizamento de ações em áreas como família, cível e criminal. Uma das pessoas que buscaram atendimento foi Vera Lúcia Pereira Cavalcante, aposentada por invalidez, que precisa passar com urgência por uma cirurgia para tratar uma infecção.
“Eu sofri uma fratura em um acidente de carro e tenho pino de platina e parafuso nas pernas. Houve uma infecção e eu preciso fazer uma cirurgia o mais rápido possível. Entrei com o pedido para fazer a cirurgia no SUS, mas o tempo de espera estava muito longo”, relatou.
Já o aposentado Almir de Souza Gomes disse que encontrou a Defensoria por acaso, enquanto passava pela estação, e aproveitou para tirar dúvidas a respeito de uma retenção de pagamento e saiu satisfeito do atendimento. “O defensor me atendeu muito bem’’, afirmou.
Para o cabeleireiro Thiago Romeiro Dantas, encontrar o atendimento ali foi providencial para conseguir formalizar o fim do relacionamento amoroso. "Passei aqui porque estou em busca de um pedido de divórcio. Aí, fui atendido, foi rapidinho, e já saí com um papel na mão e a data agendada para ir lá assinar."