Educação em Direitos
A Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo - EDEPE possui compromisso especial com a educação em direitos, na medida em que o exercício da cidadania está necessariamente atrelado ao conhecimento, por todos e todas, de seus direitos e dos mecanismos formais e institucionais para sua defesa.
Acredita-se que "é justamente na conscientização que se inicia o processo de libertação" (Paulo Galliez) e, portanto, de transformação social.
A principal ação de educação em direitos desenvolvida pela EDEPE é o curso de formação de Defensores e Defensoras Populares.
O que é?
Curso de formação de Defensores e Defensoras Populares
O curso promove o conhecimento sobre os Direitos Humanos, capacitando lideranças locais para diagnosticar violações, intervir na comunidade de forma a buscar soluções extrajudiciais e judiciais para os problemas locais e atuar nas instâncias de participação social.
O objetivo do curso é a conscientização dos direitos e também dos mecanismos para sua exigibilidade, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e desenvolvimento da cidadania.
Como funciona?
O Curso de formação de Defensores e Defensoras Populares pode ser realizado pelas Unidades da Defensoria, com apoio da EDEPE.
O Curso pode ser modulado de acordo com as demandas de cada local, selecionando os temas de maior interesse, dentre eles:
Cidadania e Direitos Humanos
Infância e Juventude
Direito à Moradia e à Cidade
Direitos das Mulheres
Diversidade e Igualdade Racial
Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência
Direitos do Consumidor
Situação Carcerária