Centro de Conciliação e Mediação da Unidade Santo Amaro
Projeto Centro de Conciliação e Mediação da Unidade Santo Amaro
O Centro de Mediação e Conciliação da Unidade Santo Amaro foi idealizado para potencializar a resolução extrajudicial de conflitos e ampliar o acesso à justiça, priorizando a autocomposição, através da Conciliação, Mediação e Oficinas das Famílias, favorecendo a implementação de um sistema multiportas pela Defensoria Pública do Estado.
Tal iniciativa promove o acesso à ordem jurídica justa, fomenta a cultura da paz, abrevia fluxos para os/as usuários/as, confere maior efetividade na resolução de conflitos, empoderando as partes e diminuindo o grau de judicialização.
Ao desenvolver as estruturas propostas, o Projeto almeja o incremento da atuação extrajudicial na Unidade Santo Amaro e demais Unidades da Defensoria Pública do Estado, inclusive com a adoção de ferramentas tecnológicas que potencializem a utilização dos métodos consensuais, favorecendo a ampliação do acesso à justiça e a mudança cultural, voltada à pacificação dos conflitos.
O Projeto alinha-se à missão institucional da Defensoria Pública, de promover, prioritariamente, a solução extrajudicial dos litígios, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Tratamento Adequado e Soluções Consensuais de Conflitos da Defensoria Pública, aprovada pelo CONDEGE.
Órgãos Envolvidos
• Assessoria Extrajudicial – responsável pela concepção, gestão, implementação e monitoramento do Projeto;
• Coordenadoria de Tecnologia da Informação - responsável pelo aprimoramento das ferramentas do sistema DOL para o registro e monitoramento das atividades extrajudiciais;
• Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa - responsável pelo desenvolvimento da identidade visual do projeto;
• Assessoria de Convênios - responsável pela garantia de estruturas que possibilitem a expansão do Projeto, otimizando e padronizando os fluxos e procedimentos realizados, por meio de parcerias, permitindo angariar o aumento em benefícios e resultados;
• Escola da Defensoria Pública - EDEPE - responsável pelo fomento à cultura do tratamento adequado e soluções consensuais dos conflitos, inclusive pela oferta, desenvolvimento e implementação de programas de capacitações para o tema;
• Departamento de Recursos Humanos - responsável pela contratação da equipe atuante no projeto;
• Segunda Subdefensoria-Geral - responsável por orientar as diretrizes do Projeto e validar os trâmites adotados para o alcance das entregas planejadas;
• Unidade Santo Amaro – responsável pela execução e consolidação local do Projeto, a partir das estruturas de trabalho e dos serviços apresentados;
• Divisão de Atendimento Inicial Especializado - responsável pelo encaminhamento de casos à Unidade Santo Amaro, atendidos dentro do escopo do Projeto;
• Assessoria de Gestão de Projetos e Processos – responsável pelo apoio no acompanhamento do Projeto, auxiliando no desenvolvimento e monitoramento para alcance de macro entregas;
• Defensora Pública Geral – validação e apoio ao Projeto.
Público-Alvo
Usuários/as contemplados/as pelos critérios de atendimento da Defensoria Pública que relatem conflitos em demandas de família.