2.ª Jornada reúne cerca de 2.200 pessoas em atendimentos e oficinas sobre a temática “direito à moradia e proteção do meio ambiente”
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
Cerca de 2.200 pessoas participaram de oficinas, palestras e receberam atendimento coletivo e individual durante a 2.ª Jornada em Defesa da Moradia Digna, no último sábado (14/02), na Capital. O evento aconteceu na UNINOVE – Centro Universitário Nove de Julho, Campus Memorial, e teve como tema a compatibilização entre a proteção do meio ambiente e o direito à moradia.
A 2.ª Jornada foi organizada pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, União dos Movimentos de Moradia (UMM), Escritório Modelo da PUC/SP, Caicó, Pastoral da Moradia do Ipiranga, Cedeca Interlagos, Uninove, Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, Rede Rua e Instituto Pólis.
Durante o evento, 15 defensores públicos, do Núcleo de Habitação e Urbanismo da Defensoria, realizaram atendimentos coletivos das comunidades Parque Cocaia, Parelheiros, Cidade Nova América, Grajaú, Jardim Comercial, Jurubatuba, Pantanal, Capela do Socorro, todas situadas na zona Sul da Capital, próxima as áreas de manancial. Também foram atendidas as comunidades Jardim São Francisco e Jardim Elba, na zona leste e Vila Albertina, Jardim Vista Alegre e CEU da Paz, situadas na zona norte, próxima a Serra da Cantareira. As comunidades continuarão a ser acompanhadas pelo Núcleo de Habitação.
Além do atendimento coletivo, 10 defensores públicos realizaram atendimentos individuais na área de família e cível e prestaram orientação jurídica em outros casos. Defensores e representantes das entidades organizadoras também ministraram palestras sobre a temática direito à moradia e proteção do meio ambiente e participaram de oficinas.
Estiveram presentes também no evento a defensora pública-geral do Estado, o 1.º subdefensor público-geral, o coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria, deputados, vereadores, professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), representantes do Ministério Público do Estado (MPE/SP), da Companhia de Desenvolvimento de Habitação Urbana (CDHU), da Caixa Econômica Federal (CEF), da Secretaria de Habitação de Guarulhos, entre outros.
A programação com todas as atividades realizadas durante da 2.ª Jornada em Defesa da Moradia Digna pode ser consultada em /dpesp/repositorio/36/documentos/jornada/2a_JORNADA_programa.pdf
Coordenadoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br