10ª aula do I Curso de Defensores Populares debaterá segurança pública
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
Segurança Pública será o tema da 10ª aula do I Curso de Defensores Populares – “O Acesso à Justiça na Perspectiva da Educação em Direitos”, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE/SP). A aula, que acontece neste sábado (15/08), será ministrada pela socióloga Adriana Loche e pelo Defensor Público Renato De Vitto.
Loche possui notáveis trabalhos na área de sociologia, com especial enfoque para as áreas de segurança pública, direitos humanos, prevenção da violência, violência policial, além de ser atualmente a Secretária-Executiva do Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo. De Vitto é Presidente da Comissão de Justiça e Segurança do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e Membro do Conselho Superior do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Deliquente (Ilanud), além de ter atuado na assessoria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.
A 9ª aula, sobre Questão de Gênero, aconteceu em 01/08 e foi ministrada pela Defensora Pública membro do Núcleo Especializado de Proteção e Defesa da Mulher, Mônica de Melo, e a militante feminista e uma das idealizadoras do projeto Promotoras Legais Populares, Maria Amélia de Almeida Teles.
O Curso de Defensores Populares destina-se a formar cerca de 50 lideranças comunitárias, capacitando-as para que encaminhem suas demandas autonomamente e possam exercer seu papel de protagonistas no processo de transformação social. A formação tem duração de oito meses, com um total de 15 encontros quinzenais, aos sábados, das 9h às 13h, e acontecem no Auditório da Defensoria Pública da União. As inscrições para o I Curso já estão encerradas.
O curso é resultado de uma parceria entre a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (EDEPE), Escritório Modelo da PUC – SP, União dos Movimentos de Moradia (UMM), Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e Associação Paulista dos Defensores Públicos (APADEP). Conta, também, com o apoio da Defensoria Pública da União em São Paulo (DPU/SP), Curso Promotoras Legais, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Central de Movimentos Populares (CMP), Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiae (CEPIS), União de Mulheres de São Paulo e CEDECA Interlagos.
Conheça o cronograma completo
04/04 – Identidade do Grupo /Direito à Moradia
com Ermínia Maricato / Carlos Loureiro
25/04 - Direito à Cidade e à Moradia
com Mariana Fix / Tiaraju Pablo
09/05 - Formação do povo brasileiro
com Ricardo Gebrim
23/05 - Noções do Estado brasileiro
com Eunice Aparecida de Jesus Prudente
06/06 - Economia e Mundo do Trabalho
com Elifas de Paula
20/06 - História dos movimentos sociais no Brasil
com Frei Betto / Benedito Roberto Barbosa / Maria Amélia de Almeida Teles
04/07 - Globalização
com Silvio Tendler
18/07 - Direitos Humanos
com José Damião / Tiago Fensterseifer
01/08 - Questão de Gênero
com Maria Amélia de Almeida Teles / Mônica de Melo
15/08 - Segurança Pública
com Adriana Loche / Renato De Vitto
29/08 - Políticas Públicas e Inclusão Social
com Raimundo Bonfim / Evaniza Rodrigues/ Flávio Frasseto
12/09 - A questão agrária
com Ney Strozake / Wagner Giron de La Torre
26/09 - Direito à Comunicação
com Representante do Intervozes / Renata Tibyriçá
17/10 - Acesso à Justiça
com Representantes do MPD, AJD e DPE
07/11 – Cidadania e Participação Popular
Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br