População carente de São Paulo já conta com 310 defensores públicos

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 14 de Maio de 2007 às 21:00 | Atualizado em 14 de Maio de 2007 às 21:00

 

A população carente do Estado de São Paulo tem um bom motivo para comemorar, passa a contar com mais 223 Defensores Públicos para atuar na defesa dos seus direitos nas áreas cível, família, infância e juventude e criminal.

 

A posse dos 223 aprovados no I concurso de ingresso na carreira de Defensor Público aconteceu nessa segunda (14/05), às 18 horas, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador José Serra. Participaram também da cerimônia de posse defensores público-gerais de outros Estados, presidentes da Associação Paulista dos Defensores Públicos (APADEP) e da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), secretários de Estado e do Município, deputados estaduais e representantes do Poder Judiciário.

 

O I concurso para Defensor Público foi concorrido. Dos cerca de 12 mil candidatos que fizeram a primeira prova do concurso, com 100 questões objetivas, apenas 857 foram aprovados para a segunda prova com questões dissertativas e uma peça prática, sendo que 237 foram habilitados a realizar a prova oral. Nessa última fase, 228 foram aprovados e 223 tomaram posse.

 

Com a posse dos 223 aprovados, o Estado de São Paulo passa a ter 310 Defensores, já que aqueles se juntaram aos 87 atuais Defensores Públicos.

 

No mesmo dia da posse, os novos defensores iniciaram curso preparatório com duração de duas semanas e com aulas teóricas e práticas sobre o trabalho nas diferentes áreas de atuação. Com a conclusão do curso, em 28/05, os novos Defensores iniciam a prestação da assistência jurídica à população carente em diversas regionais da Defensoria na Capital, Região Metropolitana e Interior.

 

 

 

Novos defensores públicos do Estado de São Paulo. Em destaque, a primeira e o segundo colocados no concurso, Luciana Jordão da Motta Armiliato e João Carlos Navarro de Almeida Prado

 

 

 

 

Cerimônia de posse foi realizada no auditório Ulisses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes

 

 

 

Novos defensores no primeiro dia do curso preparatório

 

 

 

O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Fernando Calmon, participou da cerimônia. Ao lado, a defensora pública-geral, Cristina Guelfi Gonçalves.

 

 

 

As (os) defensoras (os) público-gerais Anelyse Santos de Freitas (Pará), Cristina Guelfi Gonçalves (São Paulo), Leopoldo Portela Jr (Minas Gerais), Estelamaris Postal (Tocantins) e Edna Regina Batista Nunes da Cunha (Mato Grosso do Sul).

 

 

 

Fotos: Renata Tibyriçá/DPE

 

Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa

imprensa@defensoria.sp.def.br