A pedido da Defensoria Pública, Justiça determina que Igreja Universal devolva R$ 200 mil a fiel que fez "sacrifício financeiro"
Decisão judicial reconheceu como nulas as doações e determinou a devolução de R$ 200 mil à vítima
Neste ano, a Defensoria Pública de São Paulo comemorou 16 anos desde sua criação, tendo como principal desafio otimizar e ampliar o uso de ferramentas tecnológicas para atender, de maneira virtual e segura, a população vulnerável do Estado mais populoso do país, diante de um contexto de pandemia.
A crise sanitária fez intensificar o Projeto Defensoria Digital, em curso nos últimos 6 anos, que ganhou novo fôlego e novas frentes. Diante disso, não haveria forma melhor de selar este compromisso com cidadãs e cidadãos do que proporcionar uma experiência mais acessível, fluida e agradável no agendamento de atendimentos, na leitura de notícias e no acesso às informações da instituição.
O novo site da Defensoria Pública de SP apresenta uma versão totalmente repaginada de sua tela inicial para deixá-lo ainda mais intuitivo e fácil de usar. E o melhor: estas melhorias também se aplicam na versão para celular, que conta, inclusive, com ícones próprios, visando uma navegação ainda melhor.
Nova estrutura
Apostando em um formato mais limpo e moderno, a nova home está estruturada em camadas que ajudam a guiar a navegação de uma forma muito mais intuitiva.
Listada em ordem de prioridades, a primeira camada volta-se exclusivamente ao atendimento da população, contando com botões grandes e ilustrados para agendar, remarcar, cancelar e tirar dúvidas sobre atendimento. Conta, ainda, com botões para acessar informações sobre quem pode ser atendido pela Defensoria Pública e quais documentos são necessários o atendimento, por exemplo.
A segunda camada é um acesso rápido, com botões voltados a páginas de grande fluxo e de grande procura pelos públicos que acessam o site, como Escola da Defensoria (Edepe), Ouvidoria, Núcleos Especializados, Portal de Advogado/as e Publicações.
Por fim, os conteúdos noticiosos sobre as ações atividades e ações da Defensoria continuam contando com um espaço privilegiado na camada subsequente do novo portal. Aliás, a experiência de acessar, ler e compartilhar nas redes sociais uma notícia por meio do novo site será muito mais agradável e eficiente, inclusive, no celular.
Além disso, as páginas de cada órgão foram reestruturadas e padronizadas visando conter apenas as informações mais relevantes.
Acessibilidade
O novo portal da Defensoria Pública SP também conta com uma interface que se volta às melhores práticas de acessibilidade digital, buscando contribuir com a superação das diversas barreiras encontradas nos sites eletrônicos que atingem principalmente as pessoas com deficiência.
A implementação da acessibilidade digital democratiza o acesso, garantindo o entendimento e o controle da navegação dos usuários aos conteúdos e serviços contidos no portal, independentemente das suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais.
Por esta razão, este novo site segue as diretrizes do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico - eMAG, conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto nº 5.296/2004 e está alinhado às recomendações internacionais sobre o tema.
Desta forma, em sua parte superior consta uma barra de acessibilidade onde estão as opções para alterar o contraste e a possibilidade de ajustar o tamanho do texto. Além disso, conta com a ferramenta VLibras, que permite que pessoas com deficiência auditiva acessem os conteúdos das páginas.
Estas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do novo portal da Defensoria Pública.
Decisão judicial reconheceu como nulas as doações e determinou a devolução de R$ 200 mil à vítima
No Dia D da Defensoria Pública, ação reuniu dezenas de pessoas na sede do atendimento inicial da Defensoria na Capital paulista para realizar testes de DNA e prestar orientações jurídicas
Resultado beneficia mulher que estava sendo impedida de receber o benefício por não haver decisão judicial de deferimento de medida protetiva