Inovação

Defensoria Pública de SP está de cara nova: conheça as mudanças em nosso site

Portal possui atendimento otimizado, nova estrutura e conta com interface amigável para celular

Publicado em 25 de Março de 2022 às 14:58 | Atualizado em 28 de Março de 2022 às 14:24

Neste ano, a Defensoria Pública de São Paulo comemorou 16 anos desde sua criação, tendo como principal desafio otimizar e ampliar o uso de ferramentas tecnológicas para atender, de maneira virtual e segura, a população vulnerável do Estado mais populoso do país, diante de um contexto de pandemia. 

A crise sanitária fez intensificar o Projeto Defensoria Digital, em curso nos últimos 6 anos, que ganhou novo fôlego e novas frentes. Diante disso, não haveria forma melhor de selar este compromisso com cidadãs e cidadãos do que proporcionar uma experiência mais acessível, fluida e agradável no agendamento de atendimentos, na leitura de notícias e no acesso às informações da instituição. 

O novo site da Defensoria Pública de SP apresenta uma versão totalmente repaginada de sua tela inicial para deixá-lo ainda mais intuitivo e fácil de usar. E o melhor: estas melhorias também se aplicam na versão para celular, que conta, inclusive, com ícones próprios, visando uma navegação ainda melhor.

Nova estrutura 
 
Apostando em um formato mais limpo e moderno, a nova home está estruturada em camadas que ajudam a guiar a navegação de uma forma muito mais intuitiva.  
 

Listada em ordem de prioridades, a primeira camada volta-se exclusivamente ao atendimento da população, contando com botões grandes e ilustrados para agendar, remarcar, cancelar e tirar dúvidas sobre atendimento. Conta, ainda, com botões para acessar informações sobre quem pode ser atendido pela Defensoria Pública e quais documentos são necessários o atendimento, por exemplo.
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A segunda camada é um acesso rápido, com botões voltados a páginas de grande fluxo e de grande procura pelos públicos que acessam o site, como Escola da Defensoria (Edepe), Ouvidoria, Núcleos Especializados, Portal de Advogado/as e Publicações.

​​​​​​​​​​​Por fim, os conteúdos noticiosos sobre as ações atividades e ações da Defensoria continuam contando com um espaço privilegiado na camada subsequente do novo portal. Aliás, a experiência de acessar, ler e compartilhar nas redes sociais uma notícia por meio do novo site será muito mais agradável e eficiente, inclusive, no celular.

Além disso, as páginas de cada órgão foram reestruturadas e padronizadas visando conter apenas as informações mais relevantes. 

Acessibilidade 

O novo portal da Defensoria Pública SP também conta com uma interface que se volta às melhores práticas de acessibilidade digital, buscando contribuir com a superação das diversas barreiras encontradas nos sites eletrônicos que atingem principalmente as pessoas com deficiência. 

A implementação da acessibilidade digital democratiza o acesso, garantindo o entendimento e o controle da navegação dos usuários aos conteúdos e serviços contidos no portal, independentemente das suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais. 

Por esta razão, este novo site segue as diretrizes do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico - eMAG, conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto nº 5.296/2004 e está alinhado às recomendações internacionais sobre o tema. 

Desta forma, em sua parte superior consta uma barra de acessibilidade onde estão as opções para alterar o contraste e a possibilidade de ajustar o tamanho do texto. Além disso, conta com a ferramenta VLibras, que permite que pessoas com deficiência auditiva acessem os conteúdos das páginas.  

Estas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do novo portal da Defensoria Pública.