1ª edição do “Ouvidoria na Área” reúne cerca de 200 pessoas na região Noroeste da Capital e levanta pautas e demandas da população para a Defensoria Pública
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”.
O primeiro evento foi realizado no Centro Cultural da Juventude da Vila Nova Cachoeirinha, com o tema “Os Desafios da Defensoria na Região Noroeste”.
Antes da reunião pública, a Ouvidoria-Geral também se reuniu com lideranças de movimentos sociais no último dia 6, além de outras visitas no período. Entre as principais questões apresentadas, estavam temas ligados à infraestrutura e planejamento institucional da Defensoria, educação em direitos, critérios de atendimento, relacionamento da instituição com movimentos sociais e demandas na área de habitação.
“Consideramos que a reunião atingiu seu objetivo, de promover a aproximação do movimento social local, especialmente suas lideranças, à Defensoria Pública. Pensamos que, como resultado disso, haverá maior e mais qualificada participação nas conferências da instituição, bem como aumento do envolvimento social nas decisões sobre as políticas institucionais da Defensoria”, avaliou o Ouvidor-Geral, Willian Fernandes.
“Parabenizo a Ouvidoria pela importante iniciativa, que traz na prática uma maior capacidade de diálogo entre a Defensoria Pública e seus órgãos com a população, apta a pautar os assuntos que lhe são prioritários. A experiência foi muito rica para mim e certamente para demais Defensores e Defensoras presentes”, afirmou o Defensor Público-Geral, Davi Depiné.
Também participaram do evento o Defensor Paulo Matos (Coordenador da Regional Norte-Oeste), a Defensora Bruna Simões (Coordenadora da Unidade Nossa Senhora do Ó e integrante do Conselho Superior) e o Defensor Pedro Peres (integrante do Conselho Superior).
Nesta quinta-feira (21), a Ouvidoria faz nova roda de conversa, desta vez na região Nordeste – a reunião pública do projeto “Ouvidoria na Área” está prevista para o próximo dia 6/3. A mesma dinâmica será reproduzida em outras oito regiões da cidade, com previsão de encerramento em 14 de agosto, antes do início do Ciclo de Conferências da Defensoria Pública de SP.