Atuação da Defensoria em favor da população em situação de rua é tema de campanha da Anadep, com apoio das Defensorias e associações locais
Iniciativa será lançada oficialmente em centro de acolhimento na cidade de São Paulo, na próxima quinta-feira, 9 de maio
Proposta da campanha é destacar direitos da população em situação de rua e o atendimento das Defensorias a esse público | Imagem: Divulgação Anadep/Foto: Eduardo Ferreira (DPE-GO)
Cerca de 281 mil pessoas vivem atualmente em situação de rua no Brasil, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Só em São Paulo, estado com o cenário mais crítico, essa população é de cerca de 86,8 mil pessoas. Esse grupo está exposto às mais diversas violências e violações, tem dificuldades para acessar seus direitos mais básicos e é alvo constante de preconceito e discriminação.
Para dar mais visibilidade a essa situação e mostrar o trabalho da Defensoria Pública para o acesso à justiça e a garantia de cidadania a essa população, neste ano, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), em parceria com as associações estaduais e do Distrito Federal e as Defensorias Públicas Estaduais e do DF, promove a campanha nacional “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”.
O lançamento da campanha será realizado na capital paulista no dia 9 de maio, na Sefras - Ação Social Franciscana, núcleo de convivência para a população em situação de rua localizado no Chá do Padre, no Centro da cidade. Na ocasião, as associações apresentarão a atuação da Defensoria Pública e promoverão palestras e apresentações culturais. No início da noite, a Defensoria Pública de São Paulo realizará um mutirão de atendimento jurídico.
A proposta da campanha é dar destaque aos direitos dessa população e ao trabalho de atendimento jurídico promovido pelas Defensorias, seja nas próprias unidades, em mutirões em praças, ruas e centros de acolhimento, durante o dia ou à noite.
Na Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a população em situação de rua encontra atendimento especializado prestado nas unidades e também em mutirões e atendimentos itinerantes promovidos em locais de grande concentração desse público, organizados pelo Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos e pelas unidades da instituição.
As fotos da campanha são do fotógrafo Eduardo Ferreira, do departamento de comunicação da Defensoria Pública do Estado de Goiás, que cedeu as imagens para utilização na Campanha Nacional.
Com informações da Anadep