Incineração de resíduos sólidos é tema de cinedebate nesta terça-feira (5) na capital
Na ocasião, será exibido o documentário “To Burn or Not To Burn?”, que investiga impulso pela instalação de grandes incineradores para queimar resíduos na Austrália
Evento será realizado no Centro Cultural Branco do Brasil (Rua Quitanda, nº 18, Centro de São Paulo) | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Por Jessica Nunes Batista*
A Defensoria Pública de SP, por meio da Escola da Defensoria (Edepe) e do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH), promove nesta terça-feira (5/12), na capital paulista, um “cinedebate” para debater a incineração de resíduos sólidos. O evento será realizado no Centro Cultural Branco do Brasil (Rua Quitanda, nº 18), das 17h30 às 20h30. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas neste link.
Será exibido o documentário “Queimar ou Não Queimar?” (“To Burn or Not To Burn?”, no título original em inglês), em que o repórter australiano Craig Reucassel, do programa “War on Waste” (“Guerra ao Lixo”, na tradução livre para o português), do canal ABC, vai à Suécia para investigar o impulso pela construção de incineradores gigantes para queimar resíduos na Austrália.
Na ocasião, também haverá o lançamento do caderno da Edepe sobre catadores de materiais recicláveis. O evento contará com a participação da catadora Nanci Darcolete, representante do Pimp My Carroça e Cataki; da pesquisadora e pós-doutora Gina Rizpah Besen, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP; do catador Anderson Nassif, representante da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Orlância (Cooperlol) e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR); e de Tarcísio de Paula Pinto, urbanista do I&T Gestão de Resíduos.
“O Município de São Paulo vai renovar o contrato de limpeza urbana na cidade e precisa debater com a população as melhores alternativas para a gestão de resíduos sólidos”, afirma o defensor público Paulo Alvarenga, integrante do NCDH. Ele ressalta que estudiosos apontam como caminhos ampliar a coleta seletiva, contratando catadores e fortalecendo cooperativas, além de implementar compostagem e coleta em três frações, separando recicláveis secos, orgânicos e rejeitos.
O evento conta com o apoio das ONGs Aliança Resíduo Zero Brasil, GAIA - Aliança Global Alternativas à Incineração, Movimento Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Pimp My Carroça e Cataki.
Serviço:
Queimar ou Não Queimar? - cinedebate sobre a incineração de resíduos sólidos
Data: 5 de dezembro
Horário: das 17h30 às 20h30
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rua da Quitanda, nº 18, Centro de São Paulo – SP
Inscrições: formulário online (entrada gratuita)
* Sob supervisão de Fábio Freitas