Novo endereço

Defensoria transfere atendimento a casos criminais na Capital para novo prédio, mais amplo, acessível e ao lado do Fórum Criminal

Regional Criminal passa a atender em imóvel localizado na Rua Professor Walter Lerner, nº 169, também na Barra Funda

Publicado em 28 de Agosto de 2023 às 17:51 | Atualizado em 28 de Agosto de 2023 às 20:02

Novo prédio de atendimento da Regional Criminal da DPE-SP, na Barra Funda | Foto: Marcelo Valeta

Novo prédio de atendimento da Regional Criminal da DPE-SP, na Barra Funda | Foto: Marcelo Valeta

A partir desta segunda-feira (28), os atendimentos da Defensoria Pública de SP a casos criminais na capital paulista passam a ser realizados em um novo endereço, em imóvel localizado na Rua Professor Walter Lerner, nº 169, Barra Funda, ao lado do Fórum Criminal – Complexo Judiciário “Ministro Mário Guimarães”.

O novo edifício, que passou a abrigar os atendimentos da Regional Criminal da DPE-SP – que até então ocorriam um prédio anexo do fórum -, agora é a maior unidade de atendimento da instituição, com cerca de 100 postos de atendimento jurídico, totalmente climatizada e acessível a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“O novo prédio traz muito mais estrutura para o atendimento criminal. Há local para espera dos usuários e baias específicas para cada atendimento, o que não existia para a maior parte dos atendimentos no prédio que era utilizado no Fórum Criminal”, afirma a defensora pública Gisele Souto Durante, que chefia a Assessoria da Qualidade do Atendimento da instituição.

Agora, as pessoas que procuram a DPE-SP encontram um maior número de assentos em área de espera, espaços para atendimento reservado pela equipe do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM), composta por profissionais de psicologia e serviço social, além de uma área verde e bancos na área externa.

A segunda subdefensora pública-geral, Mara Ferreira, destaca o maior conforto e tranquilidade que o prédio proporciona tanto para a população atendida quanto para as equipes da DPE-SP, além da facilidade de acesso ao Fórum Criminal. “No fórum, havia uma confusão entre as entradas, pois quem buscava o atendimento da Defensoria tinha que entrar por outro local, que não a entrada principal, e a distância a percorrer era grande” – dificuldade que agora não ocorrerá mais.

O atendimento da Regional Criminal da DPE-SP engloba diversas áreas, subdivididas entre as seguintes Unidades: Varas Singulares, que atua na defesa de pessoas processadas criminalmente nas varas criminais; Jecrim/Dipo, que cuida de casos no Juizado Especial Criminal e no Departamento de Inquéritos Policiais; Júri, responsável pela defesa em processos criminais do Tribunal do Júri; e Execução Criminal, que atua na fase do cumprimento de pena.

Para prestar esse trabalho, a equipe envolvida é uma das maiores da Defensoria paulista, contando com quase 120 defensoras e defensores públicos e mais de 30 servidoras e servidores, a maior parte composta por oficiais, que trabalham nas áreas administrativa e de suporte ao atendimento, e agentes de Defensoria em atuação no CAM, além de equipe de estagiários e estagiárias.

O atendimento da Defensoria Pública de SP pode ser agendado pelo portal www.defensoria.sp.def.br ou pelo telefone 0800 773 4340.