Habitação

Defensoria Pública de SP inicia etapas preparatórias da 7ª Jornada da Moradia Digna

Cidades antirracistas é o tema desta edição, que este ano também terá etapas realizadas no interior do estado

Publicado em 11 de Abril de 2023 às 11:23 | Atualizado em 11 de Abril de 2023 às 11:23

Intenção da jornada é ser um espaço coletivo de acúmulo de experiências para subsidiar a atuação da Defensoria

Intenção da jornada é ser um espaço coletivo de acúmulo de experiências para subsidiar a atuação da Defensoria

A Defensoria Pública de SP dá início no próximo de 15/4 à sua 7ª Jornada da Moradia Digna, realizada por seu Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo. Neste ano, além da cidade de São Paulo, as etapas preparatórias – ou pré-jornadas – também serão realizadas em cidades do interior, como Eldorado, São José dos Campos, Jacareí, Cajamar, Valinhos e Ribeirão Preto.
 
A etapa final da 7ª Jornada de Moradia Digna será realizada no dia 17 de junho, na Câmara de Vereadores de São Paulo, na Capital.
 
Nesta edição, o tema escolhido para a jornada é a luta por cidades antirracistas, e, além de entidades da sociedade civil, também contará com a participação do Núcleo Especializado de Diversidade e Igualdade Racial da Defensoria. O objetivo é trazer a perspectiva racial para as discussões, colocando luz na sua interferência sobre o acesso ao direito à moradia e à cidade. 
 
“O tema da jornada é escolhido coletivamente e nessa edição temos como objetivo discutir a interferência das questões raciais na produção das cidades e no regime de propriedade, que se evidencia no grande número de população negra sem terra e teto. Mas é importante ressaltar a interferência do tema para toda a população, tendo em vista que a uma sociedade racista e desigual resulta em violência, vulnerabilidade e escassez”, afirma a defensora pública Taissa Nunes Vieira Pinheiro, coordenadora do Núcleo de Habitação e Urbanismo.
 
A intenção da Jornada da Moradia Digna é ser um espaço coletivo de acúmulo de experiências, para subsidiar a atuação da Defensoria Pública na luta por moradia e por cidades plurais, justas e acessíveis à população do Estado de São Paulo.
 
Durante a realização do evento, a população tem a possibilidade de debater os problemas urbanísticos locais, opinar sobre as questões que demandam atenção prioritária e propor medidas para serem adotadas.
 
A primeira pré-jornada deste novo ciclo irá acontecer na Comunidade da Juréia, na cidade de Eldorado, no Vale do Ribeira. Confira ao final os dias e horários de todas as etapas da 7ª Jornada.
 
Outras edições
 
As jornadas da Moradia Digna acontecem desde 2007, geralmente a cada biênio, não tendo sido realizado o evento durante a época de pandemia. A cada edição, há um tema específico para reflexão. Já foram pautas da jornada: Defesa da Moradia Digna (2007) Moradia e Meio Ambiente (2009), Megaeventos e violação do Direito à Cidade (2011); Luta pela Cidade, Conflitos Urbanos e Luta Popular (2013) ; O papel do Sistema de Justiça nos Conflitos Fundiários (2015); Mulheres em luta Direito à Moradia e à Cidade (2017).
 
Pré-Jornadas da Moradia Digna (etapas preparatórias)
 
15/4 – Jureia – Eldorado
29/4 – Banhado – São José dos Campos
30/4 – Coração Valente – Jacareí
06/5 – Queixadas – Cajamar
07/5 – Mariele Vive – Valinhos
13/5 – Locomotiva – Ribeirão Preto
20/5 – Vila Andrade – São Paulo
21/5 – Jardim Celeste – São Paulo
27/5 – Estrela de Davi – São Paulo
28/5 – Toca – São Paulo
03/6 – Marsilac – São Paulo
04/6 – São João, 588 – São Paulo
 
Jornadas da Moradia Digna
 
17/6 – Câmara de Vereadores de São Paulo – São Paulo