Defensoria realiza cerimônia de “posse popular” de 42 Defensoras e Defensores Públicos na capital
Evento foi realizado em instituição de acolhimento a pessoas em situação de rua e incluiu atendimento a essa população
Foi realizada, em 24/6, a Posse Popular de 42 Defensoras e Defensores Públicos, aprovados no 8º Concurso e já em atuação na instituição paulista. O evento ocorreu no Arsenal da Esperança, instituição de acolhimento a pessoas em situação de rua localizada na Mooca, zona leste de São Paulo.
“A ideia é que os Defensores/as sejam ‘empossados’ pelos principais destinatários do serviço da Defensoria: as pessoas vulneráveis. E, assim, renovar o compromisso de prestar atendimento jurídico desburocratizado, acessível e que atenda às necessidades das pessoas”, afirmou a Defensora Fernanda Balera, coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos, que organizou o evento em parceria com Escola da Defensoria (Edepe), Divisão de Atendimento Inicial Especializado ao Público (Daiep) e Ouvidoria-Geral.
Além da posse popular, que contou com participação de Anderson Miranda, do Movimento Nacional de Luta em Defesa das Pessoas em Situação de Rua, o evento contou pela manhã com uma oficina para aprimoramento da escuta das violações de direitos dessa população, ministrada pela Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama (USP) no auditório da Defensoria Pública. À tarde, foi realizado atendimento itinerante especial à população em situação de rua no Arsenal da Esperança. Foram atendidas 61 pessoas, com participação dos novos Defensores e Defensoras.
“Escolhemos o local diante do aumento considerável das pessoas em situação de rua nos últimos anos. Todos, pela sua própria condição, destinatários preferenciais dos nossos serviços. E também para reforçar a importância de os Defensores/as atenderem fora dos espaços da Defensoria”, concluiu Balera.