Defensoria inicia projeto de Educação em Direitos em escolas de Ribeirão Preto
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública do Estado em Ribeirão Preto iniciará no dia 5 de março projeto de Educação em Direitos nas escolas públicas da região. Organizado pelas defensoras públicas Luciana Veloni Alvarenga e Patrícia Biagini Lopes, o projeto tem por objetivo conscientizar sobre direitos humanos crianças e adolescentes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. O projeto conta com o apoio da Secretária de Educação de Ribeirão Preto, Débora Vendramini Durlo.
A primeira escola em que o curso de Educação em Direitos será desenvolvido é a EMEF Geralda de Souza Espin. Seis turmas do 4º e 5º ano do ensino fundamental do período matutino e vespertino irão passar pela formação de um mês, com um total de quatro encontros. A primeira atividade será ministrada pela psicóloga Juliana Silva Lopes, que despertará os estudantes para as questões dos direitos fundamentais e da cidadania de uma forma lúdica.
A partir do segundo encontro, diferentes defensores públicos serão responsáveis por realizar palestra sobre diversos temas para os alunos. Cada palestra será precedida por uma atividade diferenciada: música, filme ou teatro. Na segunda aula, por exemplo, dois atores do grupo de teatro Zibaldoni apresentarão esquete sobre os temas Igualdade, Liberdade e Discriminação. A partir da apresentação, o defensor público aprofundará a discussão com os estudantes.
Para a defensora pública Patrícia Biagini Lopes “somente com a educação em direitos conseguimos tornar possível o exercício da cidadania e da dignidade, ela é o início de tudo.”
Coordenadoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br