“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, visitou na tarde da última sexta (05/06), a sede administrativa da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE/SP), no centro da Capital. A visita foi realizada após o ministro ter participado do lançamento da 6º edição do Prêmio Innovare, no Tribunal de Justiça, em que também esteve presente a Defensora Pública-Geral do Estado de São Paulo, Cristina Guelfi Gonçalves.
Durante a visita, o ministro afirmou ser “defensor da Defensoria Pública”, e que tem se posicionado neste sentido há muito tempo e incentivado, na medida do possível, “a instalação das Defensorias Públicas como elemento fundamental da cidadania". Destacou, ainda, que “vivemos num país bastante desigual, com pessoas com grandes carências e é fundamental que nos estruturemos da forma devida para propiciar esta mínima equalização”.
Ao concluir o ministro enfatizou o último levantamento de habeas corpus impetrados no STF, em que se verificou que “a Defensoria teve uma participação muito importante”. Segundo ele, este levantamento, já disponível no endereço eletrônico do STF, continuará sendo realizado ano a ano.
Acompanharam a visita a Defensora Pública-Geral do Estado, os Subdefensores Público-Gerais do Estado, os presidentes da Associação Paulista de Defensores Públicos (APADEP) e da Associação Nacional de Defensores Públicos (ANADEP), defensores públicos coordenadores de Núcleos Especializados da Defensoria, representantes do Conselho Superior da Defensoria, servidores da instituição, entre outros.
Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br