Mogi das Cruzes e Guarulhos querem ampliação do atendimento e orientação de psicólogos e assistentes
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
Ampliar o atendimento para outras cidades da região e contratar psicólogos e assistentes sociais para orientar a população em questões de direito de família, estimulando acordos extrajudiciais. Estas foram algumas das propostas apresentadas pelos cerca de 80 participantes da Conferência Regional de Mogi das Cruzes e Guarulhos da Defensoria Pública, realizada na sexta (18/05).
Foram eleitos, ao final do encontro, nove delegados por Mogi das Cruzes e oito por Guarulhos, que representarão a regional na Conferência Estadual,
O defensor público Fernando Roberto Faria, coordenador da regional de Mogi das Cruzes, relata que o pedido para estruturar uma orientação multidisciplinar decorre da grande demanda em questões de direito de família, que na regional representa 90% do atendimento. “A população constatou que muitas questões de família que chegam à Defensoria podem ser resolvidas com um atendimento multidisciplinar, com o defensor atuando ao lado de psicólogos e assistentes sociais, sem que seja necessário recorrer ao Judiciário”, diz.
A regional de Mogi das Cruzes terá, a partir de 1º de junho, cinco defensores e, em setembro, contará com mais um defensor, aprovado no II Concurso de Ingresso, completando o quadro de seis defensores. A regional realiza em média, por mês, cerca de mil atendimentos, nas áreas família, cível e criminal. A regional de Guarulhos terá, a partir de 1º de junho, seis defensores, aprovados no I Concurso de Ingresso, e um procurador, que será substituído por defensor em setembro.
Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br