A Defensoria Pública de SP está de cara nova na internet! Conheça algumas mudanças de nosso novo portal
Novo portal traz nova estrutura, interface amigável para celulares e busca facilitar informações de atendimento para público
Neste ano, a Defensoria Pública de SP comemorou 16 anos de sua criação ainda em um contexto da Pandemia de Covid-19, que intensificou a necessidade de uso de ferramentas tecnológicas nas mais diversas frentes de atendimento e de comunicação com seu público.
Foi nesse cenário que o Projeto Defensoria Digital somou esforços para, com a importância crescente dos canais digitais, reformular completamente o portal da instituição na internet.
O portal anterior da Defensoria havia sido lançado em 2008, ainda em uma era prévia a smartphones. E com a nova reformulação, a primeira premissa do projeto foi proporcionar a cidadãs e cidadãos uma navegação mais amigável, com experiência dotada de acessibilidade, fluída e agradável, priorizando a visualização de informações de atendimento e novidades da Defensoria paulista.
“Esse é um projeto de longa data da Defensoria e que, desde o início, envolveu várias equipes e profissionais da gestão. Foi a partir de meados de 2021, contudo, que foi iniciado o projeto de construção efetiva do novo portal, lançado agora em sua primeira fase”, destaca o Defensor-Geral, Florisvaldo Fiorentino Júnior.
A primeira fase de lançamento do novo portal engloba a quase totalidade de suas páginas. Para uma segunda fase de implementação, já iniciada, novas páginas serão finalizadas, melhorias que já estão previstas implementadas, além de correções verificadas na fase inicial de uso, a partir dos retornos e comentários recebidos.
O novo portal da Defensoria Pública de SP apresenta uma versão totalmente repaginada de sua tela inicial para deixá-lo mais intuitivo e fácil de usar. Essas melhorias também se aplicam para a versão para celular, que conta, inclusive, com ícones próprios, visando uma navegação sempre amigável.
Nova estrutura
Apostando em um formato mais limpo e moderno, a nova página inicial está estruturada em camadas que ajudam a guiar a navegação de uma forma muito mais intuitiva.
Listada em ordem de prioridades, a primeira camada volta-se exclusivamente ao atendimento da população, contando com botões grandes e ilustrados para agendar, remarcar, cancelar e tirar dúvidas sobre atendimento. Conta, ainda, com botões para acessar informações como quem pode ser atendido e, por exemplo, os documentos necessários ao primeiro atendimento.
A segunda camada é um acesso rápido, com botões voltados a páginas de grande fluxo e de grande procura pelos públicos que acessam o site, como Escola da Defensoria (Edepe), Ouvidoria, Núcleos Especializados, Portal de Advogado/as e Publicações dos mais variados tipos.
Por fim, notícias sobre as atividades e ações da Defensoria continuam contando com um espaço na página inicial. Aliás, a experiência de acessar, ler e compartilhar nas redes sociais uma notícia por meio do novo site será muito mais agradável e eficiente, inclusive, no celular. É só clicar no ícone da rede social para compartilhar!
Além disso, as páginas de cada órgão foram reestruturadas e padronizadas, visando conter apenas as informações mais relevantes sobre atribuições e contato direto.
Acessibilidade
O novo portal da Defensoria Pública SP também conta com uma interface que se volta às melhores práticas de acessibilidade digital buscando contribuir com a superação das diversas barreiras encontradas nas páginas e que atingem principalmente as pessoas com deficiência.
A implementação da acessibilidade digital democratiza o acesso, garantindo o entendimento e o controle da navegação de usuários/as aos conteúdos e serviços contidos no portal.
O novo site segue as diretrizes do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico - eMAG, conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto nº 5.296/2004, e está alinhado às recomendações internacionais sobre o tema.
A parte superior da página inicial contém uma barra de acessibilidade onde constam as opções para alterar o contraste e a possibilidade de ajustar o tamanho do texto. Além disso, conta com o recurso Vlibras, que permite que pessoas com deficiência auditiva acessem os conteúdos das páginas.
As ferramentas de acessibilidade estão disponíveis em todas as páginas do novo portal da Defensoria Pública.
Intranet voltada ao público interno
O novo portal também traz um ambiente específico voltado para acesso de todo o público interno da Defensoria.
A área está disponível mediante login e senha – basta acessar pelo link “Acesso Restrito” na parte superior da página inicial.
A intranet contém uma seção de notícias voltadas exclusivamente ao público interno, o que vai propiciar mais dinamismo para publicações de informes diários de interesse de quem integra os quadros da instituição.
A intranet também concentra seções de especial interesse interno, com acesso facilitado para:
- Links de acesso direto a todos os sistemas internos (como DOL, MeuRH, Sei!, entre outros) e também externos (como Sivec, RDO/SGF, Arisp, Bacen, entre outros);
b. Acesso rápido para publicações do Diário Oficial, Legislações (que incluem Atos DPG e Deliberações CSDP), Publicações (contendo Manuais, Relatórios, entre outros);
c. Portal do Estágio, contendo material de apoio para Estagiários/as da Defensoria Pública
d. Materiais de apoio permanente, como listagem de Defensores/as e Servidores/as, Endereços e Telefones, Recomendações da Corregedoria-Geral, entre outros.
Importante: os modelos de peças passam a partir de agora a terem acesso exclusivo pelo Defensoria Online (Banco de Peças). Nas próximas semanas, os órgãos responsáveis por cada conteúdo poderão fazer essa migração, concentrando todos os modelos em uma única ferramenta já consolidada. Por ora, o material pode ser acessado por este link (via Sharepoint).
Pesquisa facilitada em Repositórios de dados
Outra premissa importante para elaboração do novo portal foi o estabelecimento de bancos de dados e de arquivos unificados, de modo a centralizar as informações ao público externo e interno, facilitando o uso de sistemas de busca e evitando a duplicidade de dados em páginas do portal.
Dessa maneira, o novo portal conta com repositórios unificados para:
– Legislações (que inclui Atos DPG, Deliberações CSDP, entre outros);
- Publicações (com Manuais, Boletins, Relatórios, Cartilhas e afins),
- Publicações do Diário Oficial;
- Jurisprudência.
O sistema de busca prioriza os resultados mais relevantes de acordo com os termos utilizados. Os materiais destinados exclusivamente ao público interno podem ser acessados somente na busca a partir da Intranet.
Envie suas sugestões e comentários sobre o novo portal
da Defensoria Pública na internet e colabore
com os futuros aprimoramentos!
A reformulação de um novo portal na internet envolve várias etapas, incluindo a otimização dos fluxos de informações e as necessidades do público externo e interno da Defensoria.
Por isso, ouvir a sua opinião é fundamental para o processo e aperfeiçoamento contínuo, já em curso!
Envie seus comentários e sugestões para o e-mail portal@defensoria.sp.def.br, para que possa ser avaliado pelos principais órgãos envolvidos na manutenção e atualização do novo portal.
Um Ato DPG a ser oportunamente publicado irá instituir o Comitê de Governança do Portal da Defensoria na internet. Os comentários recebidos serão avaliados como parte da política permanente do órgão.