Participação social

Primeiro fim de semana do 10º Ciclo de Conferências bate recorde de público e reúne cerca de 550 pessoas na Capital e em Guarulhos

Ciclo de encontros teve início com as Pré-Conferências da Regional Guarulhos, Regional Leste e Regionais Central, Criminal e Infância e Juventude

Publicado em 11 de Agosto de 2025 às 17:14 | Atualizado em 11 de Agosto de 2025 às 17:14

Pré-Conferência das Regionais Central, Criminal e Infância e Juventude, na capital

Pré-Conferência das Regionais Central, Criminal e Infância e Juventude, na capital

O 10º Ciclo de Conferências da Defensoria Pública do Estado de São Paulo teve início no último final de semana cumprindo bem a missão de ouvir a população do estado sobre suas principais demandas. 

Cerca de 550 pessoas compareceram e lotaram as três primeiras Pré-Conferências, realizadas no último sábado (9/8) em São Paulo e Guarulhos. Na capital, foram dois encontros: o das Regionais Central, Criminal e Infância e Juventude, realizado na Universidade São Judas; e o da Regional Leste, que ocorreu na Unidade Itaquera da Defensoria. Em Guarulhos, o evento também foi realizado na própria Defensoria. 

Previsto para acontecer a cada dois anos, o Ciclo de Conferências é uma série de eventos em que a instituição abre as portas para que cidadãos e cidadãs participem da definição das diretrizes institucionais, do acompanhamento e da fiscalização das ações e dos projetos desenvolvidos pela Defensoria. Nos eventos, a população apresenta e vota em propostas de trabalho, que posteriormente passam a compor o Plano de Atuação institucional. 

Participante desde o 1º Ciclo de Conferências, o engenheiro Ailton Diller Malaquias compareceu à Pré-Conferência da Regional Guarulhos. “É difícil até dizer o tamanho do impacto que têm os eventos, porque atuamos aqui em todas as áreas de importância para a cidade de Guarulhos, principalmente neste momento em que a questão habitacional estão tão prejudicada. Aqui é uma porta aberta para que as comunidades que se sentem prejudicadas tenham respaldo jurídico”, afirmou. 

Por sua vez, o jovem Rodolfo (nome fictício) participou pela primeira vez do Ciclo. Ele faz parte de um grupo de internos da Fundação Casa que participaram do evento na região central de São Paulo, acompanhados de agentes da fundação. 

“Sinto que, nesse Ciclo de Conferências, posso me expressar, as pessoas me escutarem, e não ser só um jovem infrator; posso ser algo além”, disse. Ele contou que apresentou ideias para melhorar o cumprimento de medidas socioeducativas. “Atividades esportivas e culturais são coisas essenciais, que podem fazer o jovem encontrar novos caminhos, ter novos conceitos sobre a vida, adquirir hobbies e coisas boas.” 

Já na Regional Leste, a integrante de movimentos sociais Ivaldina Ferreira Veloso, representando o Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaquera, compareceu para falar sobre a união de esforços entre instituições. 

“Qual é o nosso propósito? É fazer uma rede de trabalho de prevenção com as famílias, crianças, adolescentes e todas as instituições que podem ajudar e fazer com que diminua a violência contra esse público, e que diminua o número de crianças na rua e usando drogas; que esse jovens tenham local para o trabalho quando chegarem à idade”, afirmou. 

10º Ciclo de Conferências 

Até 11 de outubro de 2025, serão realizadas ao todo 23 Pré-Conferências Regionais, espalhadas pelo Estado de São Paulo. Ao final, a Defensoria Pública promoverá uma Conferência Estadual, nos dias 31/10 e 1º/11, na Capital. 

Nesse último encontro, delegadas e delegados eleitos em cada Pré-Conferência, como representantes de suas respectivas regiões, votarão entre as propostas levadas à Conferência Estadual para escolher aquelas que servirão de base para a elaboração do Plano de Atuação da Defensoria Pública de SP para o próximo biênio. 

Saiba mais sobre o Ciclo de Conferências e confira o calendário de eventos