Cerimônia de entrega da edição 2022 do Prêmio Justiça para Todas e Todos é realizada em evento na Alesp
Premiação busca valorizar iniciativas na Defensoria Pública de SP que contribuam para o acesso à justiça em benefício da população
Foi realizada na última quarta-feira (1/6) a cerimônia de entrega do Prêmio Justiça para Todas e Todos – Josephina Bacariça 2022, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp).
Entregue desde 2008, a premiação foi criada pela Ouvidoria-Geral da Defensoria paulista, em parceria com a Defensoria Pública-Geral, a Associação Paulista de Defensoras e Defensores Públicos (Apadep) e a Associação de Servidoras e Servidores da Defensoria (Asdpesp). O objetivo é mobilizar a sociedade a reconhecer publicamente iniciativas que contribuam para o acesso à justiça em benefício da população promovidas por integrantes da Defensoria Pública.
Em discurso na abertura do evento, o Defensor Público-Geral, Florisvaldo Fiorentino Júnior, falou sobre a importância da premiação.
“Este prêmio é motivo de alegria e de júbilo por enaltecer práticas que inovam e que têm potencial de ampliar o acesso à Justiça no Estado de São Paulo”, ressaltou Florisvaldo.
Para o Ouvidor-Geral, Willian Fernandes, que está encerrando sua gestão à frente do órgão da Defensoria, o prêmio representa um movimento de valorização da instituição.
“A Defensoría Pública precisa ser defendida e valorizada”, enfatizou o Ouvidor.
Neste mesmo sentido, o Deputado Estadual Paulo Fiorilo destacou a importância de valorizar a atuação da Defensoria Pública: “Precisamos envolver a sociedade e demais instituições para mostrar a importância da Defensoria para a garantia e a defesa de direitos dos/as cidadãos/ãs".
Confira abaixo a relação de práticas contempladas no prêmio: