São Luiz do Paraitinga: Defensoria Pública de SP realiza audiência pública sobre problemas em conjunto habitacional de desabrigados pelas enchentes de 2009/2010
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública de SP realiza em São Luiz do Paraitinga, na próxima quinta-feira (25/4), uma audiência pública para buscar uma solução extrajudicial aos problemas estruturais do Conjunto Habitacional “Monsenhor Tarcísio de Castro Moura”, onde mora parte das vítimas das enchentes que atingiram a cidade entre o fim de 2009 e o início de 2010.
Foram convidados para a audiência pública moradores, a Prefeitura e gestores da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado). A reunião será realizada às 15h, no Centro Pastoral Católico da cidade.
O conjunto habitacional, que reúne 110 famílias, apresenta diversos problemas estruturais, como o não funcionamento dos aparelhos de captação de energia solar, trincas, vazamento de esgoto e chuvas e falta de sistema de captação e drenagem de águas pluviais, de acordo com o Defensor Público Wagner Giron de la Torre, que atua no caso.
Outro problema destacado por ele é a ausência de cobertura vegetal nos morros e taludes que cercam o conjunto, o que provoca um risco de deslizamento de terras. Segundo Wagner, plantou-se grama nas encostas para contenção de terras, mas a vegetação está morrendo e a água que escorre se infiltra no conjunto.
As unidades habitacionais foram entregues entre janeiro e junho de 2011. Ainda segundo o Defensor Público, cerca de 380 outras famílias afetadas pelas enchentes em São Luiz do Paraitinga aguardam a entrega de imóveis pela CDHU.
Serviço: Audiência Pública sobre problemas estruturais do Conjunto Habitacional “Monsenhor Tarcísio de Castro Moura”
Local: Centro Pastoral Católico da Cidade
Dia: 25/4
Horário: 15h
Endereço: Av. João Roman, s/nº - Centro de São Luiz do Paraitinga