“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública de São Paulo realizou na manhã desta segunda-feira (11/4) a solenidade de posse de 14 novos Defensores Públicos do Estado, aprovados no IV Concurso de Ingresso na Carreira. Com a posse de seus novos membros, a instituição completa seu quadro de 500 Defensores. A cerimônia ocorreu no auditório localizado na sede da Defensoria Pública, no centro da Capital.
A Defensora Pública Geral de São Paulo, Daniela Sollberger Cembranelli, saudou os novos Defensores e falou sobre a importância da instituição na garantia do exercício da cidadania. “A Defensoria tem esse poder de dar voz, no sistema de Justiça, àqueles que historicamente vivem uma vida de exclusão. Trabalhar com pessoas, vidas e histórias – e não apenas com papéis – é nosso grande motivador. Em nosso cotidiano, apesar do formalismo do direito, é comum nos emocionarmos e nos envolvermos com dramas de pessoas que nos procuram, mas é absolutamente gratificante saber que estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa. Vocês agora se juntam a este time que se dedica dia a dia à tarefa de garantir o acesso a direitos fundamentais e de lutar pela afirmação de direitos humanos – o que não é fácil, mas extremamente gratificante”.
A Secretária de Justiça do Estado, Eloísa Arruda, compareceu à cerimônia representando o Governador do Estado, Geraldo Alckmin. Ela relembrou o quadro de criação da Defensoria paulista em 2006 e o empenho dos Defensores no atendimento à população. “Apesar de serem poucos, a Defensoria está presente na Capital e no interior e os Defensores não temem assumir novas funções. Em ações da Secretaria de Justiça, como nossos Centros Integrados de Cidadania, sempre há a participação de um Defensor Público”.
O Defensor Eric Ferreira de Almeida, representando os novos ingressos na carreira, agradeceu o apoio de familiares durante a jornada de aprovação no concurso público. Também discursaram aos presentes os Defensores José Moacyr Nascimento - representante do Conselho Superior da Defensoria – e Rafael Vernaschi, presidente da Associação Paulista dos Defensores Públicos (Apadep).
A cerimônia contou com familiares e convidados dos novos Defensores. Entre demais autoridades presentes, compareceram representantes do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado, Procuradoria do Município e da Associação dos Magistrados Brasileiros.
Saiba mais
A partir desta segunda-feira (11/4), os novos Defensores participam de um curso de formação promovido pela Escola da Defensoria Pública (Edepe). As aulas irão abordar temas relativos ao cotidiano profissional nas diversas áreas de atuação, com o objetivo de promover uma formação multidisciplinar aos novos ingressos.