Mutirão #DáPraResolver inicia circuito estadual da Defensoria de SP com acordos na hora e orientação financeira
Ação gratuita na Praça João Mendes, na capital, reuniu atendimento jurídico, orientação financeira e articulação direta com parceiros e realizou 160 atendimentos
Banco de imagens
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo realizou, no sábado (07), a primeira edição do #DáPraResolver, em celebração aos seus 20 anos de criação e de compromisso com a cidadania e os direitos humanos. A ação, na Praça João Mendes, no centro da capital, marcou o início do circuito de atendimentos itinerantes que se estenderá por todo o estado ao longo do ano. Com foco na Resolução de Dívidas e demandas relacionadas a serviços essenciais, a iniciativa foi um sucesso e contabilizou 160 atendimentos.
Importantes parceiros participaram da ação, como a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), Comgas, Enel, Procon, Sabesp, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e a Companhia São Paulo de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (SPDA).
A atividade contou com 10 tendas. O assistido passou pela primeira tenda, onde foi atendido por Oficiais e Defensores, e depois foi encaminhado a uma das tendas dos parceiros.
Em determinadas situações, foi possível que o usuário saísse com a renegociação concluída na hora, em uma mediação entre a Defensoria e a instituição parceira. Esse foi o caso da dona de casa Giane dos Santos, moradora de Ermelino Matarazzo. A dívida somava R$ 11 mil, e a assistida estava com o fornecimento de água cortado havia meses. Depois de chegar a um acordo, foi feito um parcelamento da dívida e a Sabesp se comprometeu a religar a água no mesmo dia. “Eu fiquei praticamente seis meses sem água. Eu estava sofrendo muito por isso (...) E graças a Deus, através da Defensoria Pública, eu consegui resolver meu problema. (...) Eu estou muito feliz mesmo, porque em vista do que eu estava passando antes, agora as coisas vão melhorar bastante para mim”, comemora.
No caso da dona Giane já havia um processo em andamento, movido pela própria Defensoria, mas o mutirão acelerou a resolução do problema de forma amigável. “Quando colocamos as partes frente a frente, conseguimos deixar claro o impacto real da dívida na vida da pessoa assistida e, ao mesmo tempo, demonstrar sua disposição de regularizar a situação. Isso abre espaço para construir um acordo viável, que caiba no orçamento e permita uma solução extrajudicial mais rápida e efetiva. Cada conflito resolvido por meio do diálogo reforça que estamos cumprindo a missão da Defensoria Pública”, afirma a Dra. Lorena Pereira Santin Jardim, organizadora do Dá Pra Resolver.
Ao longo do ano, serão realizados outros 10 atendimentos itinerantes, contemplando a Capital e diferentes municípios da Região Metropolitana, do Litoral e do Interior do Estado. A próxima edição será no dia 07 de março, em São José dos Campos.
#DáPraResolver
O #DáPraResolver é um evento que integra Educação em Direitos e atendimento jurídico direto à população, reafirmando a missão constitucional da Defensoria de promoção do acesso à justiça e da cidadania.
Os atendimentos são presenciais, com orientações jurídicas e busca de soluções de demandas com instituições parceiras, como pedir descontos (tarifa social), solicitar a religação de água e luz, esclarecimentos sobre débitos e ocorrências de alto consumo, além de conferir se aquelas dívidas mais antigas já passaram do prazo e não podem mais ser cobradas.
A iniciativa prevê a realização de atendimentos itinerantes fora das Unidades da Defensoria, sempre aos sábados, mediante inscrição, além de palestras e atividades de educação em direitos alinhadas a uma temática anual. O projeto integra de forma permanente o calendário institucional da Defensoria, com temática renovada a cada ano, ampliando progressivamente seu alcance e impacto social.
Em 2026, o tema central é a Resolução de Dívidas e demandas relacionadas a serviços essenciais, com foco na orientação jurídica, educação financeira e esclarecimento de direitos das pessoas endividadas.
Cronograma de 2026
07/02/2026 – São Paulo (Capital)
07/03/2026 – São José dos Campos
11/04/2026 – Santo André
09/05/2026 – Campinas
27/06/2026 – Osasco
Data a definir – Avaré
01/08/2026 – Ribeirão Preto
12/09/2026 – Praia Grande
10/10/2026 – Mogi das Cruzes
07/11/2026 – Araraquara
05/12/2026 – Guarulhos