Nova página lançada pela Defensoria informa andamento de propostas aprovadas no Ciclo de Conferências da instituição

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”.

Publicado em 2 de Junho de 2021 às 11:30 | Atualizado em 2 de Junho de 2021 às 11:30

Para facilitar o monitoramento do Plano de Atuação da Defensoria Pública de SP pela sociedade civil, a instituição lançou uma nova página que informa o andamento de cada uma das atividades previstas no documento, divididas em 10 eixos temáticos.


As propostas que compõem o Plano de Atuação são elaboradas pela sociedade civil durante os Ciclos de Conferências da Defensoria, uma série de eventos realizados a cada dois anos para ouvir da população de todo o Estado quais são os principais problemas enfrentados e sugestões de como a instituição pode atuar para resolvê-los.

Além das 30 propostas aprovadas no último VII Ciclo de Conferências, realizado em 2019, foram acrescentadas ao atual Plano de Atuação (biênio 2020-2021) outras 21 propostas, de um eixo especial de enfrentamento aos efeitos da pandemia, somando ao todo 51 iniciativas previstas no documento.

O “Eixo Especial COVID” foi elaborado pela administração superior e pelos Núcleos Especializados da Defensoria, com base em demandas recebidas pelos Núcleos, canais de atendimento da Defensoria e sugestões da Ouvidoria-Geral. 

A nova página criada informa o andamento da implementação de cada proposta, por meio de painéis e gráficos interativos, e oferece um canal para esclarecimento de dúvidas e envio de comentários sobre as iniciativas previstas no Plano de Atuação, em um campo específico ao lado de cada uma delas. As propostas são apresentadas em diversos formatos (texto, vídeo e Libras – Língua Brasileira de Sinais), para garantir maior acessibilidade ao conteúdo.


Reunião online de monitoramento 

Na última terça-feira (1º/6), a Defensoria realizou uma reunião online de monitoramento do VII Plano de Atuação da instituição. O evento contou com a participação de mais de 40 delegados/as, representantes da sociedade civil que participaram da escolha das propostas que integram o Plano no último Ciclo de Conferências.

Durante o encontro virtual, a administração superior e os Núcleos Especializados da Defensoria falaram sobre as atividades desenvolvidas, destacando os temas relacionados às propostas aprovadas na Conferência Estadual, em novembro de 2019, evento que encerra o Ciclo de Conferências. A reunião contou também com a participação da Ouvidoria-Geral da Defensoria, que atua no monitoramento das propostas.