Pré-Conferências Regionais Norte-Oeste e Leste, na Capital, recebem quase 450 pessoas
Evento da regional Norte-Oeste bateu o recorde de presença, com cerca de 360 participantes
No sábado (07/10), a capital paulista abrigou 2 pré-conferências do 9º Ciclo de Conferências da Defensoria Pública. Na zona Leste, a unidade São Miguel Paulista recebeu 73 participantes. Na zona Norte, o evento, ocorrido no CEI Savic, registrou novo recorde de público deste ciclo: cerca de 360 pessoas compareceram.
"É um momento muito importante, de definição dos rumos da Defensoria Pública, e a gente conta com cada um dos que estão aqui para nos ajudar a elencar os próximos objetivos a serem alcançados pela nossa instituição", destacou o coordenador regional Norte Oeste, Paulo André Matos.
Na pré-conferência dessa regional, movimentos sociais de luta por moradia e pelos direitos das pessoas encarceradas foram os principais responsáveis pelo recorde de presença. Juliana Cristina dos Santos, representante do Movimento dos Sem-Teto Lutar e Vencer (MSTLV), considerou importante a presença da população no evento, para que ela tenha mais consciência de seus direitos. “A gente tem de entrar na política, na Defensoria, para estarmos por dentro e continuarmos com nossa luta”, afirmou Juliana, que foi eleita delegada e participará da conferência estadual, em dezembro. Além do tema da moradia, ela elencou a saúde como outro ponto relevante.
O aposentado Claudemir José dos Santos participou da pré-conferência como representante das pessoas com deficiência. “Somos muito ignorados e maltratados”, disse, acrescentando que saúde e segurança são temas que considera essenciais.
Outro morador da zona Norte, o sambista Marcos do Nascimento, afirmou ser bem engajado nas questões sociais da região. Ele citou os temas de moradia e segurança como importantes, além da cultura. “Por causa da pandemia, tem muita gente morando na rua. Já tinha antes, mas a situação se agravou”, ponderou.
Em 21 de outubro, a capital volta a receber mais duas pré-conferências, uma referente à regional Sul, e outra, às regionais Central, Criminal e Infância e Juventude. No dia anterior, o evento ocorre em Sorocaba. Veja aqui mais informações sobre o 9º Ciclo de Conferências da DPE-SP.