109 novos Servidores da Defensoria Pública tomam posse nesta segunda-feira (20/1)
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública de SP realizou na manhã desta segunda-feira (20/1) o evento de posse de 109 novos Servidores da instituição. Na ocasião, iniciou-se também o Curso de Acolhimento dos novos integrantes do quadro de apoio da Defensoria.
Os novos 53 Oficiais e 56 Agentes de Defensoria Pública foram recebidos para início do curso em auditório da Câmara Municipal de São Paulo, no Centro da cidade.
A nova turma já toma posse em cargos criados pela Lei Complementar Estadual nº 1.203/2013, que previu a criação de 530 cargos de Servidores ao longo de 4 anos. Eles irão atuar nos Centros de Atendimento Multidisciplinar (CAMs) da Defensoria, nos Núcleos Especializados da instituição, bem como em funções técnicas e administrativas.
O 1º Subdefensor Público-Geral do Estado, Renato De Vitto, deu boas vindas aos novos Servidores e forneceu um breve histórico sobre a criação e desenvolvimento da Defensoria paulista. “Queríamos uma Defensoria diferente do que já havia no sistema de Justiça. Daí nasceu a ideia de fomentar atendimento multidisciplinar, porque os saberes de outras áreas são necessários para uma assistência jurídica integral e de qualidade. O conhecimento de outras áreas passou a ser incorporado pela Defensoria Pública como uma diretriz organizacional. Nosso objetivo sempre foi criar uma instituição que não fizesse mais do mesmo, e que fizesse a diferença no sistema de Justiça, na administração pública e principalmente para os cidadãos que veem na Defensoria a última saída para seus problemas”, disse.
Curso de formação
Após a posse, os Servidores iniciaram o Curso de Acolhimento promovido pela Escola da Defensoria Pública (Edepe). Com duração de uma semana para os Oficiais, e de duas semanas para os Agentes, o curso tem por objetivo prepará-los para a atuação diária, permitindo conhecer o funcionamento da Instituição. Além de apresentar os órgãos da Defensoria e seu funcionamento, as exposições irão abordar temas relativos ao cotidiano profissional nas diversas áreas de atuação.