78 novos Defensores Públicos aprovados no IV Concurso de Ingresso tomam posse
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública de São Paulo realizou na última sexta-feira (28/1) a solenidade de posse para recepcionar 78 novos Defensores Públicos do Estado, aprovados no IV Concurso de Ingresso na Carreira. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, centro da Capital. Entre as autoridades presentes, compareceu o Governador do Estado, Geraldo Alckmin.
A Defensora Pública Geral de São Paulo, Daniela Sollberger Cembranelli, saudou os novos colegas. “Esta é a celebração de uma conquista precedida por muito estudo, renúncias e dedicação. É um momento de felicidade para a Defensoria Pública e para os familiares. Mas é um momento especial para milhares de pessoas que não estão aqui. É gratificante saber que estamos contribuindo para uma sociedade mais justa”.
O Governador Geraldo Alckmin, que sancionou a Lei Complementar nº 988 de 2006, que criou a Defensoria paulista, relembrou a participação popular nesse processo. “Lembro a satisfação que tive ao sancionar a Lei 988. Era o fim de um processo que mobilizou mais de 400 entidades da sociedade civil. A alegria daquele dia soma-se à de hoje, vendo a Defensoria Pública consolidada e atuando em quase 30 comarcas”. Também discursaram aos presentes o presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos, Rafael Valle Vernaschi, e a Defensora Pública Alexandra Pinheiro de Castro, representando os novos ingressos.
Além de familiares e convidados dos novos Defensores, compareceram representantes da Defensoria Pública da União, Tribunal de Justiça do Estado, do Ministério Público de São Paulo, Associação Nacional dos Defensores Públicos, Associação dos Juízes pela Democracia, deputados e outras autoridades.
Com o término do IV Concurso de Ingresso na Carreira de Defensor Público do Estado, a Defensoria paulista passa a contar com seu quadro completo de 500 Defensores. Em função disso, quatro novas unidades serão inauguradas neste ano em Itaquaquecetuba, Santo André, Franca e Piracicaba, ampliando-se o atendimento e o acesso à Justiça para a população paulista.
Saiba mais
A partir desta segunda-feira (31/1), os novos Defensores participam de um curso de formação promovido pela Escola da Defensoria Pública (Edepe). As aulas irão abordar temas relativos ao cotidiano profissional nas diversas áreas de atuação. Serão promovidas também excursões a estabelecimentos prisionais, unidades da Fundação Casa e abrigos.Também haverá palestras com representantes da sociedade civil e profissionais de áreas não-jurídicas, com o objetivo de promover uma formação multidisciplinar aos novos ingressos.