Seguranças participam de curso de capacitação e treinamento

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 26 de Outubro de 2012 às 10:00 | Atualizado em 26 de Outubro de 2012 às 10:00

Os novos seguranças e porteiros que atuarão na Defensoria Pública de SP participam nesta semana de um curso de capacitação interna. O objetivo é orientar esses profissionais para o correto desempenho de suas funções nas unidades da instituição, incluindo o acolhimento adequado aos usuários. O curso prevê regras e procedimentos para diversas situações cotidianas da Defensoria, além de apresentar a instituição, seu trabalho e os procedimentos gerais de atendimento.

Duas turmas de quarenta profissionais recebem o treinamento nos dias 25 e 26/10. Inicialmente, o curso destina-se aos novos seguranças que irão trabalhar nas unidades da Capital a partir do mês de novembro, além dos supervisores das empresas de segurança contratadas pela Defensoria. A capacitação está sendo também gravada em vídeo para ser replicada nas demais unidades da Defensoria na Grande São Paulo e Interior, de modo a alcançar também os profissionais que já desenvolvem suas atividades.

A Defensora Coordenadora Geral de Administração, Luciana Jordão Armiliato de Carvalho, aponta que a iniciativa é pioneira, e a intenção é criar uma rotina de capacitação para todos os Servidores terceirizados. “ É a primeira vez que um curso deste é realizado. É uma iniciativa pioneira, que busca trazer mais qualidade para o nosso atendimento e segurança para todos os que frequentam as sedes da Defensoria”. O curso decorre de sugestão da Comissão de Segurança instalada no âmbito da Defensoria.

 Foi implementada uma programação que inclui a apresentação da Defensoria, o papel dos seguranças na qualidade do atendimento, a previsão de rotinas e procedimentos profissionais, o papel da Ouvidoria-Geral, a vedação de tratamento discriminatório ou preconceituoso, entre outros assuntos. O curso de capacitação e realizado em conjunto pela Coordenadoria Geral da Administração, Escola da Defensoria Pública do Estado (Edepe), Assessoria de Qualidade do Atendimento, Centro de Atendimento Multidiscplinar (CAM) e Núcleo de Combate a Discriminação, Racismo e Preconceito da Defensoria Pública de SP.