Defensoria Pública de SP inaugura nova sede na cidade de São Carlos

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 6 de Maio de 2016 às 12:30 | Atualizado em 6 de Maio de 2016 às 12:30

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (6/5) a nova unidade da Defensoria Pública do Estado na cidade de São Carlos (a cerca de 240 km da Capital). O novo edifício está localizado na Rua Belarmino Indalécio de Souza, nº 549, no bairro Centreville. A inauguração faz parte do processo de expansão da instituição, previsto desde 2012, quando foi sancionada lei que ampliava os quadros da Defensoria Pública. Veja fotos no Flickr.

 

Na solenidade de inauguração, o Defensor Público-Geral do Estado, Rafael Valle Vernaschi, pontuou que a instalação da nova unidade representa um novo passo dado pela instituição em direção à promoção do acesso à Justiça. “A inauguração desta nova unidade representa um fortalecimento institucional na constante busca do acesso à justiça. Justiça que não é obtida apenas por meio de processos judiciais, mas também através de métodos alternativos de solução de conflitos e da prática de educação em direitos.”

 

Representando a Coordenaria Regional de São Carlos, a Defensora Pública Maria Alice Packness de Oliveira Macedo apontou que os Defensores da unidade sentem-se orgulhosos por agora possuírem um local digno, moderno e confortável para receber a população carente da cidade. “O resultado dos nossos esforços não poderia ser melhor e dele muito nos orgulhamos. Temos muito trabalho a ser feito, mas agora ganhamos novo fôlego, para continuarmos atuando com carinho e eficiência.”

 

Estiveram presentes na inauguração da nova unidade o Defensor Público Luis Marcelo Mendonça Bernarde, representando a 3ª Subdefensoria Pública-Geral, e a Defensora Pública Ariane Carolino, representando a Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep). Também compareceram à nova unidade o Prefeito de São Carlos, Paulo Roberto Altomani, a Procuradora-Chefe da Procuradoria Geral do Estado, Regina Marta Cereda Lima, o Delegado Seccional de Polícia de São Carlos, Rogério Fakhany Vita, além de Juízes, Promotores, Advogados, Deputados Federal e Estadual, Vereadores, Secretários municipais e lideranças comunitárias de São Carlos.

 

A nova unidade de São Carlos da Defensoria Pública possui ambiente espaçoso e arejado, com salas destinadas à realização de atendimentos individualizados e também para o atendimento interdisciplinar prestado por Psicólogos e Assistentes Sociais. O prédio também está de acordo com os padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção, possuindo rampa de aceso e banheiro adaptado para pessoas com deficiência no piso térreo.

 

A Unidade São Carlos da Defensoria Pública conta com oito Defensores Públicos, que atuam nas áreas cível, família, criminal, execução criminal e infância e juventude infracional. O atendimento na unidade é feito de segunda a sexta. Nas áreas cível, de família, de infância e juventude e criminal funciona de segunda a sexta, o horário é das 8h às 11h30. Na área de execução penal, das 13h às 18h.