Willian Fernandes assumirá Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de SP para biênio 2018/2020

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 25 de Maio de 2018 às 12:00 | Atualizado em 25 de Maio de 2018 às 12:00

O advogado e professor universitário Willian Fernandes irá assumir o cargo de Ouvidor-Geral da Defensoria Pública de SP para o biênio 2018/2020. Ele foi indicado pela maioria do Conselho Superior nesta sexta-feira (25/5) e sua nomeação pelo Defensor Público-Geral será publicada no Diário Oficial nos próximos dias.
 
Willian Fernandes já ocupou o cargo de Ouvidor-Geral entre os anos de 2006 e 2010. Ele é advogado, mestre em gestão e políticas públicas pela FGV/SP e especialista em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes pela USP. Professor universitário, também integrou o Conselho Consultivo da Ouvidoria da Polícia de São Paulo e foi vice-presidente da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, entre outras funções. Ele havia sido o candidato mais votado após votos de cidadãos em Regionais da Defensoria Pública no Estado.
 
A Ouvidoria da Defensoria Pública é chefiada por pessoa externa aos quadros da carreira, escolhida pelo Conselho Superior da instituição com base em lista tríplice elaborada após voto direto dos cidadãos. Após a escolha, o Ouvidor-Geral tem mandato de dois anos no cargo.
 
O Ouvidor-Geral da Defensoria Pública paulista não pode assumir externamente qualquer outra atividade remunerada, exceto o magistério. Atua como interlocutor da sociedade na Defensoria Pública e a ele compete, entre outras atribuições, processar as manifestações dos usuários, presidir o Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral e integrar o Conselho Superior da Defensoria Pública, com direito a assento e voz.