Defensoria Pública promove curso na Fundação Casa voltado a adolescentes e equipe técnica

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 8 de Outubro de 2018 às 14:30 | Atualizado em 8 de Outubro de 2018 às 14:30

  

A Defensoria Pública de SP deu início na última sexta-feira (5) a um curso na Fundação Casa, voltado a adolescentes internados e equipe técnica em uma unidade feminina (Casa Chiquinha Gonzaga, na Capital) e uma masculina (Casa Diadema).
 
O objetivo do “1º Curso de Formação de Jovens Defensores Populares na Fundação Casa” é conscientizar a respeito de direitos e cidadania, e não apenas relacionados à internação.
 
O tema no primeiro dia foi “Cidadania nas Urnas”. O evento contou com debate sobre a importância do voto e a participação das mulheres na política e explicações sobre os diferentes cargos eletivos. Ao final, foi feita uma simulação de atividade legislativa, em que um grupo propôs uma lei e outros dois, representando Câmara e Senado, votaram.
 
“Foi uma experiência incrível. As adolescentes e a equipe foram muito receptivas, participaram bastante das dinâmicas e elogiaram bastante”, afirma a Defensora Pública Ana Carolina Schwan, coordenadora do Núcleo Especializado da Infância e Juventude, que visitou a Casa Chiquinha Gonzaga.
 
Outros três encontros serão realizados nas mesmas unidades, que tratarão sobre discriminação e violência de gênero, as diferentes formas de discriminação e de combate, e temas relativos a direito de família.

De acordo com a Defensora Ana Carolina Schwan, o objetivo é realizar o curso uma vez por ano em duas unidades e expandir as temáticas. A 1ª edição do curso também contará com participação dos Núcleos de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres e de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial.