9ª aula do I Curso de Defensores Populares debaterá questão de gênero
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
Questão de gênero será o tema da 9ª aula do I Curso de Defensores Populares – “O Acesso à Justiça na Perspectiva da Educação em Direitos”, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE/SP). A aula, que acontece neste sábado (01/08), será ministrada pela militante do movimento feminista Maria Amélia de Almeida Teles e pela Defensora Pública Mônica de Melo.
Integrante do Conselho Consultivo do Centro Dandara e uma das idealizadoras do projeto Promotoras Legais Populares, a militante feminista Amelinha Teles também é diretora da União de Mulheres de São Paulo, além de autora de artigos e livros como “Breve História do Feminismo no Brasil” e “O Que São Direitos Humanos das Mulheres”. Escreveu, também, “Violência Contra a Mulher”, em co-autoria com Mônica de Melo – Defensora Pública e professora de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Na 8ª aula, sobre Direitos Humanos, o Procurador do Estado José Damião ministrou o tema sob a perspectiva social. Levantou questões sobre os Direitos Humanos inseridos na Constituição e também nos documentos internacionais, enfatizando o aspecto da luta democrática a partir das revoluções liberais até os dias de hoje.
Após a exposição do tema – que também contou com a participação dos alunos – Damião desenvolveu uma dinâmica: divididos em 6 grupos, os líderes populares foram incumbidos de discutir assuntos relacionados aos Direitos Humanos, tendo como ponto de partida letras de música, fotografias e notícias de jornais. Ao final, cada grupo elegeu um relator para descrever quais foram as conclusões obtidas acerca do debate.
O Curso de Defensores Populares destina-se a formar cerca de 50 lideranças comunitárias, capacitando-as para que encaminhem suas demandas autonomamente e possam exercer seu papel de protagonistas no processo de transformação social. A formação tem duração de oito meses, com um total de 15 encontros quinzenais, aos sábados, das 9h às 13h, e acontecem no Auditório da Defensoria Pública da União. As inscrições para o I Curso já estão encerradas.
O curso é resultado de uma parceria entre a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (EDEPE), Escritório Modelo da PUC – SP, União dos Movimentos de Moradia (UMM), Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e Associação Paulista dos Defensores Públicos (APADEP). Conta, também, com o apoio da Defensoria Pública da União em São Paulo (DPU/SP), Curso Promotoras Legais, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Central de Movimentos Populares (CMP), Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiae (CEPIS), União de Mulheres de São Paulo e CEDECA Interlagos.
Conheça o cronograma completo
04/04 – Identidade do Grupo /Direito à Moradia
com Ermínia Maricato / Carlos Loureiro
25/04 - Direito à Cidade e à Moradia
com Mariana Fix / Tiaraju Pablo
09/05 - Formação do povo brasileiro
com Ricardo Gebrim
23/05 - Noções do Estado brasileiro
com Eunice Aparecida de Jesus Prudente
06/06 - Economia e Mundo do Trabalho
com Elifas de Paula
20/06 - História dos movimentos sociais no Brasil
com Frei Betto / Benedito Roberto Barbosa / Maria Amélia de Almeida Teles
04/07 - Globalização
com Silvio Tendler
18/07 - Direitos Humanos
com José Damião / Tiago Fensterseifer
01/08 - Questão de Gênero
com Maria Amélia de Almeida Teles / Mônica de Melo
15/08 - Segurança Pública
com Adriana Loche / Renato De Vitto
29/08 - Políticas Públicas e Inclusão Social
com Raimundo Bonfim / Evaniza Rodrigues/ Flávio Frasseto
12/09 - A questão agrária
com Ney Strozake / Wagner Giron de La Torre
26/09 - Direito à Comunicação
com Representante do Intervozes / Renata Tibyriçá
17/10 - Acesso à Justiça
com Representantes do MPD, AJD e DPE
07/11 – Cidadania e Participação Popular
Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br