Campanha “Unidos pelo Desarmamento” é lançada na sede da Defensoria Pública de SP
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
Foi lançada hoje em evento na sede da Defensoria Pública de SP a Campanha “Unidos pelo Desarmamento” – integrada pela Defensoria, pela Secretaria de Estado de Justiça e Defesa da Cidadania e pelo Instituto Sou da Paz.

O objetivo da campanha é arrecadar armas de fogo durante o período entre os próximos dias 13 e 18/8. As armas poderão ser entregues nas unidades dos Centros Integrados de Cidadania (CICs) Norte, Sul, Oeste, Leste e Feitiço – todos localizados na Capital. Após a arrecadação, a Polícia Militar irá promover suas destruições nos próprios locais, nos termos previstos pela lei.
Até agosto, serão distribuídos à população cartazes e folders elaborados especialmente para a campanha. Durante esse período, Defensores Públicos que atuam nos 10 CICs da Capital também irão ministrar palestras sobre o assunto. Clique aqui para acessar o folder da campanha.
O Centro Integrado de Cidadania é um programa do Governo do Estado, gerido pela Secretaria de Estado da Justiça, que procura levar para as regiões mais remotas da cidade diversos serviços públicos essenciais à garantia de direitos básicos, de cidadania e de acesso à Justiça. Defensores Públicos do Estado atuam nos CICs, promovendo um atendimento direto à população que reside em áreas periféricas da Capital.
Depoimento
No evento realizado hoje, na sede da Defensoria Pública de SP, diretores dos CICs participaram de um curso de formação ministrado sobre a campanha.
Os presentes acompanharam o depoimento de Silvio dos Santos, atendido recentemente pela Defensoria em um Centro de Referência de Apoio à Vítima. “Perdi um filho de 20 anos por causa de uma arma de fogo. Sempre vi o responsável andando por aí com ela. Se eu tivesse feito uma denúncia, como depois eu descobri que era possível fazer, talvez tivesse sido possível salvar a vida dele. Minha vontade é de gritar bem alto de tanto sofrimento, mas a vida precisa seguir. Fiquei satisfeito hoje de ver que alguma coisa está sendo realmente feita pelo desarmamento. Ver tanta gente discutindo o assunto faz a gente acreditar que a situação pode melhorar”, disse.

O 1º Subdefensor Público-Geral, Davi Eduardo Depiné, presente durante o lançamento da campanha, disse ser uma “imensa honra registrar essa parceria”. “Ressalto a importância que esse trabalho tem para a promoção de uma cultura de paz, que evite a ideia ilusória de que para combater a violência, é necessária mais violência”.
O Secretário Adjunto de Estado de Justiça e Defesa da Cidadania, Fabiano Marques de Paula, disse se tratar de uma parceria “que nos honra muito. Agradeço a abertura da Defensoria ao evento, que é uma instituição nova no Estado, mas que rapidamente tem alcançado todo o respeito da sociedade paulista, a quem serve”.
Melina Risso, Diretora do Instituto Sou da Paz, disse que a campanha é movida pelo mote “quanto menos armas, menos mortes”. “As pessoas precisam saber do perigo de uma arma de fogo dentro de casa e também da viabilidade de uma entrega fácil pela população. Uma capilarização dos postos de entregas voluntárias de armas fará de São Paulo um caso de grande sucesso. Vamos conseguir, sim, um Estado muito mais seguro”, afirmou.