Defensoras Públicas paulistas recebem premiações nacionais por suas atuações

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 20 de Junho de 2012 às 09:30 | Atualizado em 20 de Junho de 2012 às 09:30

Duas Defensoras Públicas paulistas receberam neste mês de junho premiações de caráter nacional em reconhecimento às suas atuações funcionais.

A Defensora Renata Tibyriçá recebe hoje (20/6) em Brasília o VII Prêmio do Orgulho Autista, concedido pelo Movimento Orgulho Autista Brasil, na categoria “pessoa ou órgão público”. A premiação existe desde 2005 e é conferida como parte das celebrações alusivas ao Dia do Orgulho Autista.

Renata é autora de ações judiciais que visam garantir a inclusão social de crianças, adolescentes e adultos com autismo, buscando em especial a efetivação do direito à saúde e à educação, além de promover atividades de educação em direitos também relacionadas a esse tema. Amanhã ela participa de audiência pública que será realizada na Câmara dos Deputados sobre o assunto.

Ainda neste mês, no último dia 7/6, a Defensora Daniela Skromov de Albuquerque, Coordenadora-auxiliar do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria, foi uma das premiadas na categoria “personalidade” no VII Encontro do Movimento Nacional de Direitos Humanos, criado há 30 anos.

Daniela foi premiada por ter atuado no atendimento e na defesa de direitos de cidadãos carentes na área conhecida como Cracolândia, no Centro da Capital. Além de colher relatos e denúncias de violência policial, foi promovido também um atendimento multidisciplinar às pessoas, com apoio de áreas de assistência social e psicologia.