Eleições

Defensoria Pública de SP divulga resultados de votação para formação de lista tríplice ao cargo de Ouvidor/a-Geral

Formada pelos/as candidatos com mais votos em cada um dos três colégios, lista segue ao Conselho Superior da Defensoria

Publicado em 28 de Abril de 2022 às 18:31 | Atualizado em 2 de Maio de 2022 às 12:55

Logo da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de São Paulo.

Logo da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de São Paulo.

A Defensoria Pública de SP divulgou, nesta quinta-feira (28/4), os resultados das eleições para a formação da lista tríplice para escolha ao cargo de Ouvidor/a-Geral da instituição para o biênio 2022/2024.

 

As três pessoas escolhidas para integrar a lista foram Camila Marques Barroso, eleita pelo Colégio Eleitoral do Conselho Consultivo da Ouvidoria; Dimitri Nascimento Sales, pelo Colégio Eleitoral de Conselhos Estaduais de Direitos; e Carlos Alberto de Souza Junior, escolhido pelo Colégio Eleitoral de Entidades/ONGs com atuação em direitos humanos.

 

A lista tríplice, formada pelas pessoas que receberam mais votos em cada um dos colégios, será agora encaminhada ao Conselho Superior da Defensoria, para escolha do candidato ou da candidata que ocupará o cargo pelos próximos dois anos.

 

A Ouvidoria da instituição é chefiada por uma pessoa externa aos quadros da carreira. O Ouvidor-Geral ou a Ouvidora-Geral não pode assumir externamente qualquer outra atividade remunerada, exceto o magistério. Atua em interlocução entre a sociedade e a Defensoria, competindo-lhe, entre outras atribuições, processar as manifestações dos/as Usuários/as da instituição, presidir o Conselho Consultivo da Ouvidoria e integrar o Conselho Superior da Defensoria, com direito a assento e voz.

 

Essa foi a segunda eleição para o cargo realizada neste formato, após terem sido realizadas alterações pelo Conselho Superior da instituição, que incluiu a participação de três diferentes colégios eleitorais da sociedade civil.

 

Em razão da pandemia de Covid-19, as votações foram feitas eletronicamente, seguindo o mesmo modelo adotado para eleição ao cargo de Defensor Público-Geral e Conselho Superior. Cada eleitor ou eleitora, cujo cadastro foi feito previamente, utilizou login e senha para acesso individualizado e autenticado à área de votação.

 

Confira abaixo como ficou a votação nos três colégios eleitorais:

 

Colégio Eleitoral do Conselho Consultivo da Ouvidoria

 

CAMILA MARQUES BARROSO - 11 VOTOS
BRANCOS – ZERO VOTOS

NULOS – ZERO VOTOS
​​​​​​​

*Não houve outros/as candidatos/as neste colégio

 

 

 

Colégio Eleitoral de Conselhos Estaduais de Direitos

 

DIMITRI NASCIMENTO SALES - 6 VOTOS
BRANCOS – ZERO VOTOS

NULOS – ZERO VOTOS

 

*Não houve outros/as candidatos/as neste colégio
 

 

Colégio Eleitoral de Entidades/ONGs

 

CARLOS ALBERTO DE SOUZA JUNIOR – 49 VOTOS

ROSANA ERICA CUNHA DOS SANTOS – ZERO VOTOS

 

 

BRANCOS – ZERO VOTOS

NULOS – ZERO VOTOS