Tragédia em Paraisópolis – Defensoria Pública de SP se coloca à disposição de familiares de vítimas e irá acompanhar caso
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”.
Além disso, está sendo organizado para os próximos dias um plantão de atendimento da Defensoria na própria comunidade afetada, voltado aos moradores locais. Esse plantão ocorrerá no CEU Paraisópolis, quinta e sexta-feira (dias 5 e 6), entre 10h e 19h.
Após esses passos iniciais, a Defensoria irá analisar as medidas cabíveis, incluindo eventuais pedidos de indenização e de atendimentos psicológicos, sem prejuízo do acompanhamento das investigações e apurações já em curso sobre o grave episódio.
O Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da instituição acompanha outros casos em que intervenções policiais em festas de rua levaram a lesões graves e permanentes. Além disso, o órgão é responsável por uma ação civil pública, ajuizada em 2014, em que pede que a Justiça determine uma série de medidas para coibir excessos por parte de policiais em manifestações públicas, incluindo manifestações culturais. Depois de uma sentença favorável em primeira instância, o caso aguarda julgamento de recurso de apelação pelo Tribunal de Justiça.
Serviço:
Plantão da Defensoria Pública de SP
Quinta (5) e Sexta-feira (6)
CEU Paraisópolis
R. Dr. José Augusto de Souza e Silva, s/n - Jardim Parque Morumbi, São Paulo - SP, 05712-040
Entre 10h e 19h