Defensoria dá continuidade ao Ciclo de Conferências abordando os temas Direitos do Consumidor e Infância e Juventude

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”.

Publicado em 22 de Novembro de 2021 às 14:30 | Atualizado em 22 de Novembro de 2021 às 14:30

No último fim de semana, foi dada continuidade às Pré-Conferências do VIII Ciclo de Conferências da Defensoria Pública de SP. Em função da pandemia, esta é a primeira edição do Ciclo a ser realizada de maneira virtual, com encontros online pela plataforma Microsoft Teams, para garantir a participação social sem descuidar das regras de distanciamento social necessárias para preservação da saúde de todas e todos. Outra mudança é que, em vez de divididos por região, os encontros este ano estão separados por eixos temáticos. Desta vez, foram as vezes do eixo Defesa do Consumidor, no sábado (20/11), e Infância e Juventude, no domingo (21/11).

 

A partir desta segunda-feira (22/11), as propostas apresentadas pela sociedade civil nos encontros estão disponíveis para votação popular no site e podem ser acessadas aqui.

Mesmo quem não participou dos debates pode votar e indicar as 3 propostas de preferência, contribuindo para atuação da Defensoria nos próximos anos.

Defesa do Consumidor

Defensoria tem atuação em várias frentes nesse tema, como na garantia de fornecimento de serviços básicos ou proteção de dados pessoais. No encontro, a população trouxe 8 propostas, sugerindo a produção de materiais de divulgação e informação sobre direitos, ampliação de benefícios, fortalecimento de canais de defesa do consumidor e fiscalização de publicidade ilegal, entre outros.

“A participação social na definição dos temas que integrarão o plano de atuação da Defensoria Pública é muito importante. As discussões realizadas na pré-conferência de direito do consumidor foram intensas e envolveram temas extremamente relevantes para o cotidiano dos usuários e usuárias dos serviços da instituição”, avaliou o Defensor Luiz Fernando Baby Miranda, Coordenador do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor.

Também participaram do encontro as Defensoras e Defensores Estela Waksberg Guerrini, Mariana Leite Figueiredo, Horácio Xavier Franco Neto, Thomaz Fiterman Tedesco e Octavio Augustus Cordeiro.

Infância e Juventude

Domingo também foi dia de trabalho e hoje nossa Pré-Conferência popular elaborou diversas propostas para atuação estratégica da Defensoria paulista na defesa de direitos de crianças e adolescentes. Na ocasião, os Defensores e Defensoras que atuam na área puderam contar um pouco mais da atuação da instituição e colher apontamentos da socialidade civil.

 

“As Pré-Conferências são sempre um momento importantíssimo para a Defensoria Pública. São um momento de participação democrática fundamental para a definição das prioridades institucionais dá instituição. Mesmo com toda a dificuldade imposta pela pandemia, foi possível realizar um evento produtivo e interessante, sendo discutidas diversas questões fundamentais na área da Infância e Juventude”, falou o Defensor Daniel Palotti Secco, Coordenador do Núcleo Especializado de Infância e Juventude.

As Defensoras e Defensores Gustavo Samuel, Ligia Mafei Guidi, Guilherme Feccini Gaona, Juliana Alves de Almeida Lima e Beatriz Ramos Vico participaram das discussões.

Próximos encontros

No próximo fim de semana, os temas das Pré-Conferências serão Diversidade e Igualdade Racial, no sábado (27/11), e Habitação e Urbanismo, no domingo (28/11).

As inscrições para participar das Pré-Conferências Temáticas de dezembro estão abertas até 25/11. O interessados devem se inscrever para cada evento, o que pode ser feito de três formas diferentes: pelo site da Defensoria (clique aqui), por ligação telefônica gratuita para o 0800 773 43 40 ou presencialmente, das 8h às 12h (veja aqui as Unidades aqui).

Todas as Pré-Conferências Temáticas e a Conferência Estadual contam com intérpretes de Libras (linguagem brasileira de sinais).