Eleições

Lista tríplice para chefia da Ouvidoria-Geral no biênio 2024-2026 é divulgada pela DPE-SP

Formada pelos nomes mais votados em três diferentes colégios eleitorais representativos da sociedade civil, lista será encaminhada ao Conselho Superior da Defensoria para escolha

Publicado em 24 de Abril de 2024 às 17:58 | Atualizado em 24 de Abril de 2024 às 17:58

Lista tríplice segue para o Conselho Superior, que fará sabatina com nomes indicados

Lista tríplice segue para o Conselho Superior, que fará sabatina com nomes indicados

Foram definidos nesta quarta-feira (24/4) os três nomes para formação da lista tríplice de candidaturas ao cargo de Ouvidor-Geral ou Ouvidora-Geral da Defensoria Pública de SP para o biênio 2024-2026. 

As pessoas escolhidas são Camila Marques Barroso, eleita pelo Colégio Eleitoral do Conselho Consultivo da Ouvidoria; Luan Elisio dos Santos (Luã Apiká), pelo Colégio Eleitoral de Conselhos Estaduais de Direitos; e Carlos Alberto de Souza Junior, escolhido pelo Colégio Eleitoral de Entidades com atuação em direitos humanos. 

A lista tríplice segue agora para o Conselho Superior da Defensoria, para escolha dentre os nomes indicados, que passarão por sabatina em sessão do colegiado do dia 30 de abril. 

Saiba mais sobre as eleições para a Ouvidoria-Geral 

A Ouvidoria-Geral da Defensoria paulista é chefiada por uma pessoa externa aos quadros da carreira de defensores públicos, a partir da lista tríplice de nomes definidos pelos três colégios eleitorais citados acima, representativos da sociedade civil. A ouvidora-geral ou o ouvidor-geral não podem assumir externamente qualquer outra atividade remunerada, exceto o magistério. Atua em interlocução entre a sociedade e a Defensoria e tem como atribuições, entre outras, processar as manifestações de usuários e usuárias da instituição, presidir o Conselho Consultivo da Ouvidoria e integrar o Conselho Superior da Defensoria, com direito a assento e voz.

Tanto o Colégio Eleitoral do Conselho Consultivo da Ouvidoria quanto o Colégio Eleitoral de Conselhos Estaduais de Direitos, que podem indicar candidatos e candidatas, apresentaram apenas uma candidatura cada, que agora compõem a lista tríplice. No caso do Colégio Eleitoral de Entidades, que vota entre nomes avulsos de pessoas que se candidataram para eleição por este colégio, foram recebidas três candidaturas: Carlos Alberto de Souza Junior, Érika Maria Rodrigues de Castro e José Rodrigues Carvalheiro Neto. 

Confira abaixo como ficou a votação nos três colégios eleitorais: 

 

Colégio Eleitoral do Conselho Consultivo da Ouvidoria 

CAMILA MARQUES BARROSO - 11 VOTOS 

BRANCOS – ZERO VOTOS 

NULOS – ZERO VOTOS 

* Não houve outros/as candidatos/as neste colégio 

   

Colégio Eleitoral de Conselhos Estaduais de Direitos 

LUAN ELISIO DOS SANTOS (LUÃ APIKÁ) - 3 VOTOS 

BRANCOS – ZERO VOTOS 

NULOS – ZERO VOTOS 

*Não houve outros/as candidatos/as neste colégio 

   

Colégio Eleitoral de Entidades 

CARLOS ALBERTO DE SOUZA JUNIOR – 78 VOTOS 

ÉRIKA MARIA RODRIGUES DE CASTRO – 0 VOTOS 

JOSÉ RODRIGUES CARVALHEIRO NETO – 0 VOTOS 

BRANCOS – ZERO VOTOS 

NULOS – ZERO VOTOS