Lista tríplice para chefia da Ouvidoria-Geral no biênio 2024-2026 é divulgada pela DPE-SP
Formada pelos nomes mais votados em três diferentes colégios eleitorais representativos da sociedade civil, lista será encaminhada ao Conselho Superior da Defensoria para escolha
Lista tríplice segue para o Conselho Superior, que fará sabatina com nomes indicados
Foram definidos nesta quarta-feira (24/4) os três nomes para formação da lista tríplice de candidaturas ao cargo de Ouvidor-Geral ou Ouvidora-Geral da Defensoria Pública de SP para o biênio 2024-2026.
As pessoas escolhidas são Camila Marques Barroso, eleita pelo Colégio Eleitoral do Conselho Consultivo da Ouvidoria; Luan Elisio dos Santos (Luã Apiká), pelo Colégio Eleitoral de Conselhos Estaduais de Direitos; e Carlos Alberto de Souza Junior, escolhido pelo Colégio Eleitoral de Entidades com atuação em direitos humanos.
A lista tríplice segue agora para o Conselho Superior da Defensoria, para escolha dentre os nomes indicados, que passarão por sabatina em sessão do colegiado do dia 30 de abril.
Saiba mais sobre as eleições para a Ouvidoria-Geral
A Ouvidoria-Geral da Defensoria paulista é chefiada por uma pessoa externa aos quadros da carreira de defensores públicos, a partir da lista tríplice de nomes definidos pelos três colégios eleitorais citados acima, representativos da sociedade civil. A ouvidora-geral ou o ouvidor-geral não podem assumir externamente qualquer outra atividade remunerada, exceto o magistério. Atua em interlocução entre a sociedade e a Defensoria e tem como atribuições, entre outras, processar as manifestações de usuários e usuárias da instituição, presidir o Conselho Consultivo da Ouvidoria e integrar o Conselho Superior da Defensoria, com direito a assento e voz.
Tanto o Colégio Eleitoral do Conselho Consultivo da Ouvidoria quanto o Colégio Eleitoral de Conselhos Estaduais de Direitos, que podem indicar candidatos e candidatas, apresentaram apenas uma candidatura cada, que agora compõem a lista tríplice. No caso do Colégio Eleitoral de Entidades, que vota entre nomes avulsos de pessoas que se candidataram para eleição por este colégio, foram recebidas três candidaturas: Carlos Alberto de Souza Junior, Érika Maria Rodrigues de Castro e José Rodrigues Carvalheiro Neto.
Confira abaixo como ficou a votação nos três colégios eleitorais:
Colégio Eleitoral do Conselho Consultivo da Ouvidoria
CAMILA MARQUES BARROSO - 11 VOTOS
BRANCOS – ZERO VOTOS
NULOS – ZERO VOTOS
* Não houve outros/as candidatos/as neste colégio
Colégio Eleitoral de Conselhos Estaduais de Direitos
LUAN ELISIO DOS SANTOS (LUÃ APIKÁ) - 3 VOTOS
BRANCOS – ZERO VOTOS
NULOS – ZERO VOTOS
*Não houve outros/as candidatos/as neste colégio
Colégio Eleitoral de Entidades
CARLOS ALBERTO DE SOUZA JUNIOR – 78 VOTOS
ÉRIKA MARIA RODRIGUES DE CASTRO – 0 VOTOS
JOSÉ RODRIGUES CARVALHEIRO NETO – 0 VOTOS
BRANCOS – ZERO VOTOS
NULOS – ZERO VOTOS