DPE-SP promove evento para balanço sobre ações afirmativas para pessoas negras em universidades públicas de SP
Evento será realizado no dia 24 de maio em centro universitário da USP
Evento contará com participação de representantes de universidades como USP, Unesp, Unicamp e UFABC | Foto: Freepik
Por Bruna Quirino*
Na próxima quarta-feira (24/05), a Defensoria Pública de São Paulo realiza um evento que visa a propor uma discussão e um balanço a respeito das ações afirmativas para pessoas negras nas universidades públicas de São Paulo.
O evento terá três mesas e contará com a participação de representantes de diversas universidades públicas, como USP, Unesp, Unicamp e UFABC.
Também haverá um fórum com participação aberta para estudantes, coletivos, movimentos sociais e outras pessoas interessadas em discutir ações afirmativas na USP.
A conferência de encerramento será proferida pelo professor e antropólogo Kabengele Munanga.
O evento será realizado no Centro Universitário Maria Antonia (USP), em São Paulo, e a participação é aberta a todas as pessoas. As inscrições podem ser feitas até o dia anterior (23/05), às 16h, neste link.
O ingresso de negros nas universidades públicas, a verificação da autodeclaração, saúde mental, políticas de permanência e assistência estudantil são alguns dos temas que serão abordados no encontro.
‘’A proposta do seminário tem como base discutir e galvanizar as vozes de todas as pessoas que desejam o sucesso da política de cotas nas universidades públicas de São Paulo, e decorre de parceria inédita da Defensoria com a EACH/USP e o Centro Universitário Maria Antônia’’, explica o defensor público Vinicius Conceição Silva Silva, participante e um dos mediadores do evento, que tem apoio da Escola da Defensoria (Edepe).
‘’Compreende-se que a política pública enfrenta obstáculos e equívocos que guardam relação com temas que foram escolhidos para serem debatidos no seminário. Esperamos que o debate produza resultados práticos nas universidades participantes’’, conclui.
Serviço:
Seminário "Balanço das ações afirmativas para negros nas universidades públicas de São Paulo"
Data: 24 de maio
Horário: das 9h30 às 21h
Local: Centro Maria Antônia - Rua Maria Antônia, 294 - Vila Buarque, das 9h30 até às 21h.
Programação e inscrições (até dia 23/05, às 16h)
* Sob supervisão de Fábio Freitas