Novo prédio da unidade Itaquera da Defensoria Pública de São Paulo é inaugurado
Espaço mais amplo, confortável, climatizado e acessível possibilita atendimento mais eficiente a uma população de cerca de 2 milhões de pessoas
Foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (01/02) o novo prédio da unidade Itaquera da Defensoria Pública, na zona leste da capital. O espaço, situado na rua Sabbado D’Angelo, nº 2.086, e em uso desde 8 de novembro, possui mais de 30 cabines de atendimento e ampla sala de espera, além de oferecer ambiente climatizado, fraldário, espaço para amamentação, copa e sanitário acessível a pessoas com deficiência, entre outras melhorias.
A cerimônia reuniu representantes de diversas instituições dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e da sociedade civil organizada. A placa de inauguração foi descerrada pelo defensor público-geral, Florisvaldo Fiorentino; pela segunda subdefensora pública-geral, Mara Ferreira, responsável pelas regionais da capital e sua região metropolitana; pelo coordenador da regional Leste, Marcelo Bonilha; e pela coordenadora da unidade, Daniela Franco.
“É mais um momento de júbilo para a Defensoria Pública de São Paulo. É sempre muito marcante quando inauguramos um novo espaço - ainda mais um espaço como este, que contou com o trabalho de muita gente, das coordenações que aqui estiveram, de defensores, servidores, da Coordenadoria-Geral de Administração e da Segunda Subdefensoria-Geral”, disse o defensor público-geral. “Aqui, os nossos usuários vão encontrar instalações adequadas para recebê-los e acolhê-los com dignidade”, completou Fiorentino.
O coordenador da Regional Leste, Marcelo Bonilha, lembrou que a unidade atende a uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas. “Nosso atendimento é minucioso, e um local adequado faz muita diferença.” A coordenadora da unidade sublinhou a missão da Defensoria e que “a importância do seu papel constitucional é ainda mais evidente em áreas periféricas, como aqui na regional Leste”. Acrescentou que a inauguração do espaço “demonstra a intenção de prover um serviço público eficiente e adequado à população hipossuficiente de Itaquera”.
Também fizeram pronunciamentos na cerimônia a corregedora-auxiliar, Mariana Delchiaro, representando o corregedor-geral, Davi Depiné; o diretor administrativo da Apadep, Luiz Rufino; o deputado estadual Jorge do Carmo; e a secretária municipal de Justiça, Eunice Prudente, representando o prefeito Ricardo Nunes.
Atendimento
A Defensoria Pública atende, em regra, pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos e sua unidade de Itaquera conta com 18 defensoras e defensores públicos, que atuam nas áreas cível, infância e juventude e família. Além disso,conta com 2 Agentes do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM), 9 oficialas e oficiais e uma diretora regional.
O atendimento é agendado via assistente virtual, no site www.defensoria.sp.def.br, disponível das 8h às 18h, em dias úteis; ou pelo telefone 0800-773-4340, das 7h às 19h, em dias úteis.