#gestão

DPE-SP recebe premiação máxima na 2ª edição do Selo Esperança Garcia

Láurea do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas reconheceu ações afirmativas em combate ao racismo

Publicado em 11 de Novembro de 2022 às 19:35 | Atualizado em 11 de Novembro de 2022 às 19:35

A Defensoria Pública de São Paulo recebeu, em 9 de novembro, o Selo Ouro, a premiação máxima na 2ª edição do Selo Esperança Garcia – Por uma Defensoria Antirracista. O prêmio foi criado em 2021 pelo Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas Estaduais do Brasil (CNODP) para reconhecer e promover as políticas que visam à equidade racial nas Defensorias Públicas do país.

Neste ano, com cerimônia de premiação realizada durante o 15º Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Conadep), em Goiânia, a iniciativa reconheceu a importância das políticas afirmativas nas Defensorias, em referência ao marco dos 10 anos da política de cotas. O Selo Defensoria Antirracista - 10 Anos das Políticas Afirmativas na modalidade Ouro foi conferido às Defensorias que preencheram pelo menos cinco requisitos do art. 3º da Resolução nº 01/2021 do CNODP. Entre esses requisitos, estão normativas que estabeleçam reservas de vagas para ações afirmativas nos concursos e seleções públicas para ingresso no quadro das instituições e a presença de uma ouvidoria externa.

O defensor público-geral, Florisvaldo Fiorentino, participou da abertura do evento e recebeu o prêmio em nome da DPE-SP.