Curtas

Mutirões com participação da DPE-SP atendem mais de 200 pessoas

Migrantes e reconhecimento de paternidade foram os temas dos eventos, em Itaquaquecetuba e Guaianases

Publicado em 7 de Novembro de 2022 às 15:49 | Atualizado em 7 de Novembro de 2022 às 15:54

A unidade da Defensoria em Itaquaquecetuba, em parceria com o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), organização da sociedade civil localizada no Tatuapé, atendeu 192 pessoas em um mutirão voltado a essa população, em 22 de outubro. A DPE-SP, por meio da coordenação da unidade e da 2ª Subdefensoria-Geral, propiciou o espaço físico e o atendimento jurídico. Também participaram órgãos como a prefeitura, a DPU, a OAB, o Consulado-Geral da Bolívia em São Paulo e a Associação de Mulheres Luz e Vida.  

Os defensores públicos Rodrigo Sardinha, coordenador da unidade Itaquaquecetuba, e Danilo Ortega ofereceram atendimento jurídico durante o evento, apoiados pela oficiala Izabel de Castro e as agentes do CAM Marina Nascimento Silva e Marly Silva Barros. Foram oferecidos serviços de regularização de documentos internacionais, regularização migratória, cadastro único, atendimento a demandas jurídicas, sociais e de saúde, entre outros.

No mesmo dia, em parceria com a prefeitura de São Paulo, a Defensoria atuou em um mutirão de reconhecimento de paternidade, no CEU Inácio Monteiro, em Guaianases. O defensor Eduardo João Rá, da unidade Butantã, ministrou uma palestra de educação em direitos sobre o tema, e 20 pessoas tiveram acesso a exame de investigação de paternidade realizado pela Unesp. Também participou do evento o defensor Marcelo Bonilha Campos, da unidade Itaquera.