Defensoria Pública de SP inicia seu IV Ciclo de Conferências nas Regionais do Grande ABCD e de Presidente Prudente

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 5 de Agosto de 2013 às 13:30 | Atualizado em 5 de Agosto de 2013 às 13:30

As cidades de São Bernardo do Campo e Presidente Prudente receberam no último sábado (3/8) as primeiras Pré-Conferências do o IV Ciclo de Conferências da Defensoria Pública paulista. Previsto para ocorrer a cada dois anos, o Ciclo de Conferências tem o objetivo de identificar as principais demandas da sociedade civil e abrir espaço para que a população participe da elaboração dos parâmetros que irão orientar o Plano Anual de Atuação da instituição. A iniciativa permite que os cidadãos participem das diretrizes institucionais, do acompanhamento e da fiscalização das ações e projetos desenvolvidos pela Defensoria. Outras 20 sedes regionais da Defensoria pelo Estado irão realizar suas Pré-Conferências.

Nas etapas do Grande ABCD e de Presidente Prudente, cerca de 200 Pré-Conferencistas reuniram-se em duas Faculdades, locais onde debateram temas relacionados a cidadania, direitos humanos, discriminação, direitos das mulheres, habitação e urbanismo, direitos de idosos e pessoas com deficiência, entre outros.

 

Durante a abertura da Pré-Conferência do Grande ABCD, o 1º Subdefensor Público-Geral do Estado, Renato Campos De Vitto, ressaltou a importância da participação da sociedade civil na gestão da Defensoria Pública,  mediante mecanismos diretos de participação popular.“Agradeço os envolvidos na organização do evento e principalmente as pessoas que deixaram seus afazeres para participarem da construção dos caminhos que deverão ser trilhados pela Defensoria Pública. Muitas vezes reclamamos da qualidade do serviço público, mas pouco fazemos para auxiliar na melhoria da prestação desse trabalho. Hoje, as pessoas aqui reunidas têm a oportunidade de apontar onde a Defensoria precisa ampliar e melhorar seus serviços”, afirmou.

Além dele, compuseram a mesa de abertura a Coordenadora da Regional da Defensoria no Grande ABCD, Defensora Viviane Remondes Caruso, e o representante do Conselho Consultivo da Ouvidoria-Geral da Defensoria, Pedro Javier Aguerre Hughes.

Em cada um dos eventos, 20 propostas foram selecionadas e serão levadas à Conferência Estadual, que ocorre na Capital nos dias 6 e 7 de dezembro. Delegados eleitos em cada uma das etapas irão representar sua região na o município na Conferência Estadual.

Saiba mais

Defensoria Pública de SP inicia seu IV Ciclo de Conferências Públicas nesta semana; Presidente Prudente e ABC (Grande São Paulo) realizam primeiros eventos no sábado (3/8)

Para mais informações, acesse o site do Ciclo de Conferências da Defensoria Pública de SP: /conferencias