Dia Internacional da Mulher: Defensoria Pública de SP promove atendimento especializado e eventos em todo o Estado sobre direitos das mulheres

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 6 de Março de 2013 às 10:00 | Atualizado em 6 de Março de 2013 às 10:00

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8/3), a Defensoria Pública de SP irá promover atendimento especializado e eventos para esse público, durante esta semana. Além de orientações para casos de violência doméstica, a Defensoria enfatiza neste ano também a campanha “Vamos falar sobre liberdade sexual”, que chama a atenção para o tema e aborda assuntos como tráfico de mulheres, prostituição e outros.
 
As atividades são organizadas pelo Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria paulista.
 
Capital
 
No dia 8/3, na Capital, a Defensoria irá manter seu veículo de atendimento móvel na Praça da Sé, entre 9h as 12h. Além da distribuição de materiais informativos e atendimento jurídico, cerca de 15 Defensores Públicos, além de Psicólogos e Assistentes sociais, estarão no local para oferecer orientações sobre o tema.
 
Durante o final de semana (9 e 10/3), a Defensoria participa também do evento “Mulher ComVida”, no Vale do Anhangabaú, Centro da Capital – cerca de 15 mil pessoas são esperadas nos dois dias. Entre 9h e 17h, 12 Defensores Públicos prestarão orientação jurídica em diversas áreas, sobretudo em questões que envolvem os direitos relacionados às mulheres. Serão distribuídos também materiais informativos.
 
O evento é organizado pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo, com apoio do Governo do Estado e do Movimento Nacional da População de Rua. Durante os dois dias, haverá tendas para serviços de saúde – como medição da pressão arterial, da glicemia, do IMC (Índice de Massa Corpórea), além de testes para identificação de hepatite C e de HIV. Além disso, será possível solicitar documentos como Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, CPF e Carteira de Trabalho (Serviço Poupatempo). Além da Defensoria, haverá um posto de atendimento também da Delegacia da Mulher no local.
 
Clique aqui para ver o folder “Vamos falar sobre liberdade sexual”
 
Ainda na Capital, a Defensoria promove um ciclo de palestras sobre as conquistas e direitos das mulheres. Serão três dias de atividades, que acontecem sempre entre 14h e 17h30 no prédio situado à Avenida Liberdade, nº 32, no Centro da Capital.
 
Dia 8/3, “O atendimento à mulher em situação de violência intrafamiliar”;
Dia 15/3 “Novas trajetórias para crianças em situação de vulnerabilidade social”;
Dia 22/3, “Superar as desigualdades de gênero: fortalecendo as políticas de proteção e apoio às mulheres”.
 
Não é necessária inscrição prévia e o evento é gratuito. Clique aqui para ver a programação completa.
 
Na região de Santo Amaro, a Defensoria promove, durante todo o dia 8/3, a exibição de filmes que tratam de violência doméstica, além de oficinas temáticas. Serão realizados testes rápidos para identificar DSTs/HIV e materiais informativos serão distribuídos. A intervenção ocorre na unidade da Defensoria em Santo Amaro – localizada na Rua Américo Brasiliense, nº 2139, Santo Amaro.
 
Demais cidades
 
Nas demais cidades do Estado onde a Defensoria mantém sedes regionais serão promovidas palestras e plantão de dúvidas com Defensores Públicos e parceiros locais. A organização é feita pelo Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública.
 
Veja abaixo todos os eventos em prol do Dia Internacional da Mulher promovidos pela Defensoria Pública:
 
Araçatuba
A Defensoria em Araçatuba realiza no dia 23/3 um cine-debate com a exibição do filme espanhol “Pelos meus olhos”.  A produção retrata o drama de uma mulher vitimada pela violência doméstica em seu casamento e obrigada a fugir de casa com seu filho. Após a exibição do filme, haverá uma mesa de debates com Defensores Públicos e Psicólogos. O evento começa às 8h e será realizado no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge - Rua Armando Sales de Oliveira, s/nº, Bairro Bandeiras. Interessados poderão fazer inscrição pelo email cinedebate.defensoria.ata@gmail.com. As inscrições são limitadas.
 
Araraquara
No dia 8/3, Defensores Públicos, Psicólogos e Assistentes Sociais irão realizar distribuição de materiais informativos e atendimento jurídico no CRAS Maria Luiza. Entre as 14h e 17h, serão expostos os principias direitos relacionados às mulheres, papel da Defensoria, entre outros aspectos jurídicos. O CRAS Maria Luiza está localizado na Av. Alfeu Gonçalves Belchior, nº 75, Jardim Maria Luiza.
 
Já no dia 28/3, a Defensoria participa do XII Programa Momento Mulher, evento da Câmara Municipal que presta informações, serviços e lazer ao público feminino. Das 9h às 17h, a Defensoria irá prestar atendimento jurídico e distribuir materiais informativos.  O evento ocorre no Parque Infantil (Praça Major Abel Fontes).
 
Campinas
A unidade de Campinas realiza durante todo dia 8/3 testes rápidos para identificar HIV e diabetes. Além disso, serão realizadas palestras temáticas e outras atividades. As atividades ocorrem à partir das 8h na unidade da Defensoria de Campinas, localizada na Av. Francisco Xavier de Arruda Camargo, 300, Cidade Judiciária.
 
Guarulhos
A Defensoria, em parceria com a Prefeitura, realiza na unidade de Guarulhos o evento "Conversando Sobre prevenção em DSTs/AIDS". A partir das 8h, a psicóloga Marcia Alves Pacheco irá tirar dúvidas das pessoas acerca de doenças sexualmente transmissíveis. Na ocasião, serão realizados testes identificação de DSTs/AIDS, além da distribuição de preservativos femininos e masculinos. A unidade da Defensoria em Guarulhos está localizada na Rua Maria Lucia Vita, nº 65, Centro.
 
Jundiaí
Para celebrar a data, os Defensores da unidade de Jundiaí irão realizar uma visita às detentas da Cadeia Pública de Itupeva. As atividades serão realizadas durante toda a manhã do dia 8/3 e contará com uma oficina sobre sexualidade e prevenção de DSTs/AIDS, além da distribuição de materiais informativos. A intervenção será realizada em parceria com as Prefeituras de Jundiaí e Itupeva.
 
Presidente Prudente
A unidade de Presidente Prudente irá promover no dia 8/3, a partir das 8h, um ciclo de palestras acerca dos direitos das mulheres. As palestras tem como tema “Liberdade sexual e diversidade sexual”, “Crimes contra a liberdade sexual” e “Violência sexual doméstica”. Além disso, serão distribuídos materiais informativos e preservativos. As atividades ocorrem na unidade da Defensoria em Presidente Prudente – localizada na Rua Comendador João Peretti, nº 26, Vila Santa Helena.
 
Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, a Defensoria irá promover orientação e atendimento jurídico sobre direitos das mulheres, com distribuição de materiais informativos. A intervenção ocorre no dia 8/3, das 9h às 12h, na Praça Fotógrafo João Rossato (no cruzamento da Avenida Virgílio Soeira com a Rua Oscar Schiavon), no Bairro Dr. Paulo Gomes Romeo.
 
Taubaté
A Defensoria em Taubaté preparou uma série de atividades voltadas para o público feminino. No dia 8/3 serão exibidos filmes que discutem a violência doméstica sucedidos de debates e palestras. Também serão realizados testes rápidos para identificar HIV e diabetes. Além disso, as mulheres que forem ao local poderão realizar higienização da pele, massagens e outros serviços de estética. Tudo de graça. As atividades acontecem a partir das 8h na unidade da Defensoria em Taubaté – localizada na Praça Coronel Vitoriano, nº 113, Centro.