Defensoria Pública promove audiência pública para discutir atuação do GIR nos presídios paulistas
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública de SP realiza, em 28/2, uma audiência pública para discutir a atuação do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) dentro dos presídios paulistas. O evento é aberto a todas as pessoas interessadas e não há necessidade de fazer inscrição previamente.
O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi criado em 2004, através da resolução nº 69 da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) com intuito de substituir as incursões feitas antes pela Tropa de Choque da Polícia Militar. Sua atuação foi pensada para ocorrer em situações de urgência como rebeliões, motins etc. Contudo, cada vez mais, o grupo tem atuado em movimentações ordinárias cotidianas, prática que tem aumentado os relatos de violações aos direitos humanos das pessoas presas, sobretudo a prática de tortura, seja física ou psicológica.
A audiência será realizada a partir das 17h30, no auditório da Defensoria Pública, localizado na Rua Boa Vista, nº 200, no centro da Capital, e terá a participação dos Defensores Públicos Gustavo Picchi, Thiago de Luna Cury e Mateus Oliveira Moro, da Presidente da Associação de Amigos e Familiares de Presos (Amparar), Maria Railda Silva, e do Coordenador Arquidiocesano da Pastoral Carcerária, Padre José Ferreira da Silva.
A iniciativa para realização da audiência pública é do Núcleo Especializado em Situação Carcerária (NESC) da Defensoria Pública, em conjunto com a Ouvidoria da Defensoria Pública, Pastoral Carcerária, Associação de Amigos e Familiares de Presos - Amparar, Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM, Instituto Terra, Trabalho e Cidadania - ITTC e Conectas Direitos Humanos. Clique aqui para ver a programação.
Serviço:
Audiência Pública - Grupo de Intervenção Rápida (GIR)
Data: 28 de fevereiro de 2018
Horário: 17h30
Local: Auditório da Defensoria Pública
Endereço: Rua Boa Vista, nº 200, Centro, São Paulo