Novos Defensores Públicos visitam presídios na Capital e região metropolitana

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 9 de Fevereiro de 2011 às 10:30 | Atualizado em 9 de Fevereiro de 2011 às 10:30

Os 78 novos Defensores Públicos do Estado, recém empossados em dia 28/1, visitaram na última segunda-feira (7/2) quatro presídios localizados nas cidades de São Paulo e Guarulhos, como parte das atividades do IV Curso Preparatório para os novos ingressos na carreira, promovido pela Escola da Defensoria Pública (Edepe).

O objetivo é aproximar os novos profissionais da Defensoria ao cotidiano e ao trabalho  que eles irão desenvolver na instituição. Pela primeira vez uma atividade do gênero foi desenvolvida no curso de recepção aos novos Defensores. “A área da execução criminal e a questão carcerária são dois pontos críticos de nossa preocupação, pelo excesso de pessoas encarceradas e pela situação em que vivem. É importante que aliar essa experiência prática às discussões teóricas”, disse a Defensora Diretora da Escola da Defensoria, Elaine Moraes Ruas.

As visitas foram realizadas no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, na Penitenciária Feminina da Capital, Penitenciária Feminina de Sant'ana e na Penitenciária José Parada Neto, esta última em Guarulhos.

Na última sexta-feira (4/2), a Edepe e o Núcleo Especializado de Infância e Juventude da Defensoria coordenaram visitas ao Centro de Referência da Assistência Social de Itaquera e a diversas unidades de acolhimento institucional (abrigos) da Capital. Na próxima quinta-feira (10/2), os novos Defensores irão à comunidade “Favela do Espama” para discutirem  com moradores e Defensores do Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo questões referentes aos direitos à moradia e à cidade.

Durante o Curso Preparatório, os novos Defensores Públicos do Estado, além de participarem das atividades, assistem a apresentações de diversos órgãos da Defensoria e a palestras de professores, especialistas e membros da sociedade civil. O curso de capacitação dura quatro semanas e antecede o efetivo exercício de suas funções.

A programação completa do curso pode ser acessada aqui.

Coordenadoria de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br