Defensoria Pública de São Paulo realiza orientação jurídica em aldeias indígenas na capital
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo realizou orientação jurídica na última quarta (16/12) em duas aldeias da etnia Guarani – Tekoa Pyau e Jaraguá Ytir -, localizadas no bairro do Jaraguá na capital paulista. A defensora pública Tatiana Belons Vieira, coordenadora auxiliar do Núcleo de Combate à Discriminação, e o ouvidor-geral Willian Fernandes esclareceram sobre os direitos da população das aldeias e a atuação da Defensoria Pública estadual em relação à temática.
A aproximação com as aldeias teve início a partir de um contato da Ouvidoria com a educadora e coordenadora geral do Centro de Educação e Cultura Indígena – CECI Jaraguá, Soraia Alexandra Zanzine. Ela participou do momento aberto da sessão do Conselho Superior da Defensoria Pública em 12/12, expondo sobre as dificuldades pelas quais as aldeias passam, em especial quanto a questões relacionadas à direito de família e infância e juventude.
Coordenadoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa
imprensa@defensoria.sp.def.br