Primeira edição do projeto “Defensoria Pública na Escola” aborda Estatuto da Pessoa com Deficiência

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 2 de Outubro de 2018 às 14:00 | Atualizado em 2 de Outubro de 2018 às 14:00

  

A Defensoria Pública de SP promoveu no último fim de semana a primeira edição do programa “Defensoria Pública na Escola". O evento ocorreu na sexta-feira e no sábado (28 e 29/9) na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Anne Sullivan, que fica no bairro Chácara Santo Antônio, na capital paulista, com o tema Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Com a participação de estudantes, pais e professores, foram debatidos assuntos como a legislação para as pessoas com defici...ência, os atendimentos oferecidos pela Defensoria Pública, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), entre outros temas. Participaram as Defensores Fernanda Dutra Pinchiaro (Coordenadora do Núcleo Especializado dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência) e Maria Claudia Gonçalves Solano Pereira, os Defensores Guilherme Krahenbuhl Silveira Fontes Piccina e Thomaz Fiterman Tedesco e o Agente de Defensoria Marcio Vianna, membro do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria.

“Foi um ambiente bastante produtivo de conversa e esclarecimento de dúvidas a respeito da atuação da Defensoria Pública”, avaliou Fernanda Dutra Pinchiaro. A Defensora ressaltou que o público trouxe a discussão sobre como lutar para substituir a visão protetiva pela perspectiva de autonomia e capacitação das pessoas com deficiência.

O programa “Defensoria Pública na Escola” é promovido pela Escola da Defensoria Pública do EstadoTrata-se de iniciativa para a educação em Direitos Humanos de alunos, a partir de intervenções da Defensoria Pública no espaço escolar.