Defensoria inaugura novo portal na Internet e avança para a informatização de seus serviços

“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”

Publicado em 30 de Maio de 2008 às 10:30 | Atualizado em 30 de Maio de 2008 às 10:30

 

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quinta (29/05), seu novo portal na internet, em www.defensoria.sp.gov.br

O novo portal permite que o cidadão encontre com mais facilidade informações sobre o atendimento da instituição, tais como locais das unidades, dúvidas freqüentes e documentos necessários. Há ainda uma página que disponibiliza cartilhas educativas sobre direitos.

O novo sistema de atendimento informatizado da instituição – em fase final de desenvolvimento e já em testes na Regional de Marília – será integrado ao portal e permitirá ao cidadão saber, à distância, o andamento do seu caso.

O portal garantirá também a defensores públicos e funcionários uma área de acesso restrito para fóruns de discussão, modelos de peças, jurisprudência e manuais administrativos. Diversos aplicativos de gestão, em implementação, serão integrados à plataforma, possibilitando o uso de sistema de mensageria eletrônica, acesso a bancos de dados em tempo real, entre outros.

Além do portal principal e do sub-portal de atendimento, entram em funcionamento mais oito sub-portais, administrados pelos respectivos órgãos: Escola da Defensoria Pública, Corregedoria, Ouvidoria, Núcleo de Habitação e Urbanismo, Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, Núcleo de Situação Carcerária, Núcleo de Infância e Juventude e Núcleo de Tribunais Superiores e Segunda Instância.

O novo portal integra o projeto “Defensoria Digital”, que visa fazer uso intensivo da mais moderna tecnologia disponível para melhorar a qualidade dos serviços prestados, criar uma inteligência para gerir as informações decorrentes da atividade da instituição e reformular os processos de trabalho para evitar burocracia e maximizar recursos humanos.

O projeto conta com consultoria da FIA (Fundação Instituto de Administração), vinculado a professores da Faculdade de Economia e Administração da USP.