Rede de serviços de atendimento da população em situação de rua
Trata-se de ferramenta para busca, localização e identificação dos serviços que atendem a população em situação de rua no estado de São Paulo. A organização do presente mapeamento tem como referência o território das Regionais da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP).
Este é um instrumental voltado às/aos profissionais da DPESP, que visa ofertar suporte e facilitação do atendimento ao público, permitindo a identificação de informações para a realização de contato com os equipamentos, encaminhamento da população aos serviços, acesso extrajudicial a direitos, diagnóstico do território para eventual propositura de ações judiciais, além de outras intervenções.
Apenas fazem parte do mapeamento os serviços das localidades que contam com Unidade da Defensoria e seu Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM). Desta forma, Unidades que ainda não possuem o CAM não constam no presente trabalho.
Considerando que esta ferramenta se constitui como material de apoio às/aos profissionais da Defensoria Pública, cuja atualização de seus dados ocorre de forma periódica, a Instituição não se responsabiliza por quaisquer disparidades dos dados nele constantes.
Para sugestões de melhoria da ferramenta, dúvidas e atualizações das informações sobre os serviços, favor enviar e-mail para assessoria.civel@defensoria.sp.def.br, colocando como assunto da mensagem "Georreferenciamento Pop Rua".
Orientações para os encaminhamentos
Antes de realizar qualquer encaminhamento é imprescindível:
- Verificar se na sua Unidade/Regional existe algum fluxo específico (modelo de encaminhamento, porta de entrada etc.), pactuado com os serviços da rede;
- Realizar contato prévio com o serviço para confirmar o fluxo de encaminhamento;
- Discutir, ainda que de forma resumida, o caso com profissional do serviço e informar sobre o encaminhamento que pretende realizar;
- Confirmar endereço, dias e horários de atendimento para que a/o usuária/o não compareça inutilmente no local informado;
- Quando o encaminhamento for realizado por escrito, utilizar papel timbrado, colocar o nome da/o profissional do serviço que passou as orientações por telefone, além dos dados do equipamento (endereço, telefone, dia e horário de comparecimento).
Atenção
Alguns serviços, como Centros de Acolhida de determinadas regiões, não funcionam como "porta aberta", ou seja, recebem o público apenas por meio de encaminhamento de equipamento específico. Por isso, é importante realizar contato prévio para obter informações como essa. Muito embora alguns Centros de Acolhida sejam somente acessíveis por intermédio de CREAS e/ou Centros POP, eles também são listados no mapeamento eis que, em muitos casos, há a necessidade de acionamento do serviço para discussão/verificação da situação da/o usuária/o.