Defensoria Pública de SP recebe Secretarias de Políticas para Mulheres para tratar da implementação da Casa da Mulher Brasileira
“Esta atuação faz parte do compromisso da Defensoria Pública de São Paulo enquanto instituição autônoma e comprometida com os valores do acesso à Justiça e dos Direitos Humanos”
A Defensoria Pública de SP recebeu na manhã desta quinta-feira (5/11) a Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulher, Aparecida Gonçalves, acompanhada da Assessora Patrícia Souza, a Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Dulce Xavier, e a Presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, Rosemary Correa. Em reunião com o Defensor Público-Geral, Rafael Vernaschi, foi apresentado o documento Diretrizes Gerais e Protocolo de Atendimento da Casa da Mulher Brasileira (veja aqui), lançado na última terça-feira (3/11) e que detalha as orientações para a implementação da Casa da Mulher Brasileira.
A Defensoria Pública também foi convidada a participar diretamente do grupo de trabalho que definirá a atuação da Casa da Mulher Brasileira em São Paulo, um órgão que integra todos os serviços necessários ao enfrentamento à violência de gênero, visando um atendimento humanizado e especializado. Além da Defensoria Pública, cada unidade contará com uma Delegacia Especializada, Centros de Referência de Atendimento à Mulher, Casa-Abrigo, Juizado de Violência Doméstica, Ministério Público, rede socioassistencial, rede de saúde, entre outros órgãos.
O programa “Mulher: Viver sem Violência”, lançado em 2013 pelo Governo Federal, visa ampliar e integrar os serviços voltados às mulheres e foi formalizado por meio de acordo de cooperação entre a Presidência da República, o Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CMNP). Entre outras medidas, o programa prevê a criação de uma Casa da Mulher Brasileira em cada estado brasileiro até 2018. A unidade paulista já está em processo de construção e deve ser inaugurada no próximo ano.